Ao lado de Salles, Bolsonaro repete que o Brasil é 'o país que mais preserva'

O presidente voltou a dizer que é acusado de "tocar fogo" na Amazônia e no Pantanal "ou não tomar providências" em relação ao alastramento das queimadas nas duas regiões.

© Reprodução / Facebook

Política Live Bolsonaro 24/09/20 POR Estadao Conteudo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira, 24, que se as terras indígenas passassem a ocupar área equivalente a 20% do território nacional, o agronegócio seria "inviabilizado".

PUB

 

Atualmente, 13,8% da extensão do País é reservada a povos indígenas. Ele alegou ainda que a expansão das terras indígenas para 20% do território seria uma vontade de "alguns países do primeiro mundo".

 

Após ter rebatido críticas à sua política ambiental na última terça-feira, 22, em discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), hoje o presidente voltou a dizer que é acusado de "tocar fogo" na Amazônia e no Pantanal "ou não tomar providências" em relação ao alastramento das queimadas nas duas regiões. Segundo o mandatário, o Brasil seria alvo de "um ataque criminoso" e "desinformação" como parte de um "jogo econômico".

Também participou da live semanal o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A transmissão foi feita de São Paulo (SP), uma vez que o presidente passará amanhã, 25, por uma cirurgia no hospital Albert Einstein para remover um cálculo da bexiga.

Bolsonaro repetiu a afirmação de que o Brasil é "o país que mais preserva" florestas tropicais, sem explicar, contudo, que fomos também o país com a maior perda desse tipo de cobertura vegetal em 2019. "Temos commodities, o que produzimos no campo. Tem países - não quero citar nomes para não ter polêmica, mas o pessoal deve saber qual país europeu está interessado nisso - que nos acusam de ser terroristas ambientais", continuou o presidente.

Além de países europeus e a imprensa, ele acusou a esquerda de, supostamente, "se aproveitar" dos incêndios florestais para tentar prejudicá-lo. Bolsonaro também repetiu, a exemplo da fala à ONU, que, nas suas palavras, "o índio" e "o caboclo tocam fogo no roçado".

"Fazemos o trabalho de conter o foco de incêndio, mas, problemas e medidas equivocadas no passado potencializam os incêndios", alegou o presidente.

Nesse ponto, Salles voltou a defender o uso do fogo de forma preventiva para diminuir o acúmulo de matéria orgânica no solo. O ministro também repetiu a alegação de que o "núcleo" da floresta, por ser úmido, não estaria pegando fogo. "Pega no entorno da floresta, com a diminuição da vegetação pela intervenção humana ao longo de 500 anos", acrescentou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 14 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 13 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 14 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 7 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

fama Demi Moore Há 12 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

brasil Brasil Há 12 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

esporte Liga dos Campeões Há 12 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

brasil São Paulo Há 6 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

esporte Ayrton Senna Há 12 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 12 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa