Justiça do Rio inaugura tribunal misto que decidirá sobre impeachment de Witzel

É a primeira vez na história do estado que o grupo é formado para decidir sobre o afastamento de um governador.

© null

Política WITZEL-IMPEACHMENT 01/10/20 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A Justiça do Rio de Janeiro inaugurou nesta quinta-feira (1°) o tribunal especial misto que decidirá se o governador afastado Wilson Witzel (PSC) será alvo de um impeachment.

PUB

 

O tribunal, formado por cinco desembargadores e cinco deputados, é presidido pelo desembargador Claudio de Mello Tavares, presidente do TJ-RJ.

É a primeira vez na história do estado que o grupo é formado para decidir sobre o afastamento de um governador.

Há uma semana, a Assembleia do Rio aprovou por unanimidade o prosseguimento do impeachment contra Witzel, acusado de ter chefiado um esquema de desvio de recursos destinados ao combate à pandemia da Covid-19.

Na sessão inaugural do tribunal, Tavares ressaltou que a fase de deliberação política está vencida e que agora terá início a fase de apreciação jurídica da denúncia.

"Todos nós atuaremos como juízes, conclamados a decidir de acordo com nossas consciências, observando as normas jurídicas, em especial a Constituição e a prova produzida nos autos", disse.

Afastado temporariamente pelo STJ desde o fim de agosto, Witzel tem alegado que é vítima de um linchamento moral e político e que não teve direito à ampla defesa.

Também nesta quinta-feira foi definido por sorteio que o deputado Waldeck Carneiro (PT) será o relator no tribunal. Witzel agora será notificado e terá 15 dias para apresentar sua defesa.

A partir da resposta, o relator terá dez dias para se manifestar a favor ou contra a instauração do processo no tribunal.

Após a publicação do relatório no Diário Oficial, o tribunal terá 48h para se reunir e votar pela aceitação ou pelo arquivamento da denúncia. Nessa fase, é necessária apenas maioria simples (pelo menos seis votos) para o prosseguimento do processo.

Em caso de empate, o desembargador Claudio de Mello Tavares, presidente do tribunal misto, ficará responsável pela decisão.

Se instaurado o processo, o governador afastado será intimado para apresentar sua defesa em até 20 dias e começará a contar o prazo de 180 dias para a finalização do julgamento.

Entregue a defesa, será designada nova sessão para aprovação e publicação do calendário de instrução e julgamento.

Durante a instrução processual, serão determinadas diligências, como a oitiva de testemunhas, visando o esclarecimento do caso.

Encerrada a instrução, será aberto o prazo de dez dias para a acusação apresentar alegações finais e, em seguida, será oferecido igual prazo para a defesa.

Depois das alegações finais, será decidido o dia do julgamento definitivo. Witzel será condenado pelo crime de responsabilidade se a denúncia for julgada procedente por dois terços dos membros do tribunal (sete).

Como os deputados da Assembleia do Rio se posicionaram por unanimidade a favor do afastamento do governador, o entendimento é de que o futuro de Witzel está nas mãos dos desembargadores.

Sorteados na segunda-feira (28), os cinco magistrados que integram o tribunal acumulam anos de experiência na área cível e são vistos como desembargadores de perfil técnico.

São eles: Teresa de Andrade Castro Neves, José Carlos Maldonado de Carvalho, Maria da Glória Bandeira de Mello, Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva e Inês da Trindade Chaves de Melo.

Já os deputados Alexandre Feitas (Novo), Waldeck Carneiro (PT), Chico Machado (PSD), Dani Monteiro (PSOL) e Carlos Macedo (Republicanos) foram eleitos nesta terça-feira (29) pela Assembleia para compor o grupo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 23 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 21 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Salma Hayek Há 23 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 14 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 18 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

lifestyle Peso Há 23 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Redes Sociais Há 15 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave

economia Reforma Tributária Há 22 Horas

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

mundo Vaticano Há 22 Horas

Hospital britânico desiste de tratar bebê e Itália intervém para ajudar