Espanha volta a registrar mais de 11 mil casos diários e 113 mortes

Autoridades de Saúde espanholas indicam que o número de novos casos contabilizados é de 11.325, elevando o total acumulado para 789.932.

© Paco Freire/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Mundo ESPANHA-CORONAVÍRUS 02/10/20 POR Notícias ao Minuto Brasil

O Ministério da Saúde espanhol reporta nesta sexta-feira um acréscimo de 11.325 casos de contágio ao balanço total, uma subida em relação ao dia anterior (9.419) e regressando aos registros diários acima dos 11 mil novos casos, algo que tem sido recorrente no país desde o início de setembro. O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 789.932 desde o início da pandemia na Espanha, o maior número acumulado de casos na Europa.

PUB

 As autoridades sanitárias registraram, ainda, a morte de 113 pessoas nas últimas 24 horas, segundo o contabilizado pelas comunidades, um  número inferior ao dia anterior (182), mas muito acima dos registros diários apresentados desde o final de maio (majoritariamente abaixo de 10 óbitos por dia). Em termos globais, a Espanha já contabiliza 32.086 mortes desde o início da crise pandêmica.Estes números surgem numa altura em que o executivo regional de Madrid e o governo central espanhol travam um braço de ferro em relação às medidas de restrição a aplicar na região. A Comunidade de Madrid, porém, garantiu que aplicará todas as restrições estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a partir das 22h00 desta sexta-feira, tendo em conta os regristos recentes de novos infectados, mas avisou que "poderão provocar o caos". O governo central espanhol, sublinhe-se, anunciou ontem um acordo que estende medidas já em vigor em partes da Comunidade Autônoma de Madrid a toda a capital e várias localidades da periferia, onde a situação epidemiológica é "preocupante". Este anúncio gerou muita divisão dentro da comunidade autônoma, tendo o vice-presidente da mesma recorrido hoje às redes sociais para defender a decisão do ministério da Saúde e apelar à colaboração. "O Governo chegou tarde, mas finalmente reconhece que é a única saída. Agora é tempo de colaborar mais e andar menos em conflito nas coletivas de imprensa ou nos tribunais para que se salvem vidas", escreveu.Na Espanha as autoridades regionais têm competência exclusiva em matéria de saúde e o Governo central não tem o poder de determinar as suas decisões em matéria de saúde. O Governo central e o executivo regional da capital espanhola, a mais atingida pela pandemia, têm estado em atrito sobre as medidas a implementar. 
PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 15 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 22 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 22 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 22 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 22 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

fama Rio de Janeiro Há 21 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento