IGP-M sobe 0,50% na 2ª prévia, ante +1,45% na 2ª de novembro, diz FGV

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de dezembro

© Pixabay

Economia Dezembro 18/12/15 POR Estadao Conteudo

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,50% na segunda prévia de dezembro, ante avanço de 1,45% na segunda prévia do mesmo índice de novembro, informou na manhã desta sexta-feira, 18, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula aumento de 10,55% em 2015. Na primeira prévia deste mês, o IGP-M havia subido 0,44%.

PUB

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de dezembro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, subiu 0,41% neste mês, em comparação com a alta de 1,88% na segunda prévia de novembro.

O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,89% na leitura anunciada hoje, após subir 0,78% no mês passado. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve elevação de 0,17%, após registrar aumento de 0,29% na mesma base de comparação.

O IGP-M é muito usado para reajuste no preço do aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice prévio mensal foi de 21 de novembro ao dia 10 deste mês. O resultado final do IGP-M será anunciado no próximo dia 29.

IPAs

A inflação no setor agropecuário, medida pelo IPA Agropecuário, desacelerou no atacado. Os preços subiram 1,13% na segunda prévia do IGP-M de dezembro, após aumento de 2,26% na segunda prévia de novembro, informou a FGV. A inflação industrial atacadista (IPA Industrial) também perdeu força ao registrar alta de 0,12% na leitura divulgada hoje, contra avanço de 1,74% no mês passado.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais subiram 1,44% na segunda prévia de dezembro, em comparação com o avanço de 2,75% em igual prévia de novembro.

Os preços dos bens intermediários, por sua vez, tiveram alta de 0,14% na leitura divulgada hoje, após subirem 1,76% no mês passado. Já os preços das matérias-primas brutas recuaram 0,51%, contra aumento de 1,01% na mesma base de comparação. Com informações do Estadao Conteudo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 16 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 15 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

mundo EUA Há 14 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama Gracyanne Barbosa Há 15 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

fama ANITTA-CANTORA Há 10 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

fama Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Juliana Didone pede desculpas por vídeo sobre chuvas no Rio Grande do Sul

esporte Luto Há 7 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

fama LUISA-MELL Há 11 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul

lifestyle Dicas de lavandaria Há 15 Horas

Atenção! Há quatro coisas que nunca devem ser lavadas na máquina