Tri mundial do São Paulo com gol de Mineiro completa dez anos

O time de Rogério Ceni, Mineiro, Lugano e Amoroso dava aos fãs a mesma alegria vivida no começo da década de 1990 graças ao futebol ofensivo da equipe de Zetti, Raí, Müller e Telê Santana

© DR

Esporte Morumbi 18/12/15 POR Estadao Conteudo

O torcedor do São Paulo se lembra nesta sexta-feira de um dos maiores feitos da história do clube. Há exatos dez anos a equipe do Morumbi voltava ao topo após bater o Liverpool, da Inglaterra, por 1 a 0, no Japão, e conquistar o seu terceiro título mundial. O time de Rogério Ceni, Mineiro, Lugano e Amoroso dava aos fãs a mesma alegria vivida no começo da década de 1990 graças ao futebol ofensivo da equipe de Zetti, Raí, Müller e Telê Santana.

PUB

O longo caminho entre essas duas eras vitoriosas custou ao São Paulo 12 anos de espera. Entre 1993 e 2005 a equipe amargou temporadas sem títulos brasileiros e dez anos sem sequer disputar a Libertadores. A expectativa foi recompensada com uma jornada impecável em 2005, com a conquista do próprio torneio continental, somado ao título do Paulista e por fim, em 18 de dezembro, o do Mundial de Clubes.

Aquela competição no Japão marcava a volta da organização do torneio pela Fifa. Embora tivesse realizado a sua primeira edição em 2000, no Brasil, a entidade máxima do futebol não organizou a competição internacional interclubes nos anos seguintes, até em 2005 escolher o país asiático como sede. Disputaram a taça os seis times campeões continentais daquele ano.

O São Paulo estreou já na semifinal contra o Al Ittihad, da Arábia Saudita, em Tóquio. Em partida nervosa, a equipe do técnico Paulo Autuori sofreu para ganhar por 3 a 2, com dois gols de Amoroso e outro de Rogério Ceni, de pênalti. A equipe asiática pressionou bastante no fim e deixou o torcedor são-paulino inseguro sobre como a equipe do Morumbi conseguiria vencer a final.

O favorito Liverpool chegou ao Japão em ótima fase. Liderado pelo meia Steven Gerrard, o time inglês havia vencido a Liga dos Campeões de forma heroica, após levar de 3 a 0 do Milan no primeiro tempo, reagir na etapa final e ganhar nos pênaltis. O clube vinha de bons resultados recentes, como 11 jogos sem levar gols, o último deles já no Mundial de Clubes, quando em ritmo de treino fez 3 a 0 no Saprissa, da Costa Rica.

Dias antes da final a equipe brasileira sofreu um grande susto. Durante um treino, Ceni sentiu dores no joelho enquanto cobrava faltas. O jogador consultou o médico ortopedista e superintendente de futebol na época, Marco Aurélio Cunha, que notou a gravidade da situação. Porém, ele preferiu omitir isso do goleiro, que foi para o jogo.

A presença de Ceni foi fundamental para o título. Em uma das melhores atuações da carreira, o são-paulino fez ótimas defesas, como ao espalmar uma cobrança de falta de Gerrard em que a bola ia entrar no ângulo. Ele salvou as inúmeras chances de gol inglesas. O azarão São Paulo pouco conseguir criar e nos poucos minutos que teve oportunidades, conseguiu decidir a final.

Aos 26 minutos do primeiro tempo, o atacante Aloísio dominou e viu o volante Mineiro se desmarcar. O pequenino meio-campista apareceu entre os dois zagueiros do Liverpool para entrar na área e tirar do goleiro Reina. A invencibilidade do time inglês estava encerrada e o sonho do tri mundial ficava mais palpável.

O restante do jogo foi de agonia para o torcedor são-paulino. A equipe europeia pressionou, teve três gols corretamente anulados por impedimento e deu muito trabalho para Rogério Ceni. O goleiro foi escolhido o melhor jogador tanto da final como do Mundial de Clubes. Outra honra para ele foi erguer a taça de campeão. Prêmio justo para simbolizar a retomada de um jogador que uniu duas gerações responsáveis por dar orgulho aos fãs do time do Morumbi.

Confira a ficha técnica daquele jogo:

SÃO PAULO 1 X 0 LIVERPOOL

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Amoroso e Aloísio (Grafite). Técnico: Paulo Autuori.

LIVERPOOL: Reina; Finnan, Carragher, Hyypia e Warnock (Riise); Sissoko (Pongolle), Gerrard, Xabi Alonso, Luís Garcia e Kewell; Morientes (Crouch). Técnico: Rafa Benítez.

Gol: Mineiro, aos 26 minutos do primeiro tempo

Cartões amarelos: Lugano e Rogério Ceni

Público: 66.821

Local: Yokohama, no Japão

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 19 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 21 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 21 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 21 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 20 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 22 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 22 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 20 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 22 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor