Com eleição mais acirrada em 40 anos, COB decide presidente e futuro nesta quarta

A votação será presencial e decidirá quem comandará o COB nas duas próximas edições da Olimpíada de verão.

© null

Esporte COB 06/10/20 POR Estadao Conteudo

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá uma eleição incomum nesta quarta-feira. Pela primeira vez em 40 anos, o pleito presidencial será decidido por mais de dois candidatos, no Rio de Janeiro - o último foi em 1979. O atual presidente, Paulo Wanderley Teixeira, vai tentar um novo mandato contra Rafael Westrupp e Hélio Meirelles Cardoso, num dos pleitos mais disputados dos 106 anos de história da entidade.

PUB

A votação será presencial e decidirá quem comandará o COB nas duas próximas edições da Olimpíada de verão - em Tóquio, no próximo ano, e em Paris-2024 -, com um orçamento previsto de R$ 1,2 bilhão para o novo ciclo olímpico.

Têm direito a voto os 35 representantes de confederações olímpicas, os 12 integrantes da Comissão de Atletas do COB e os dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI): Andrew Parsons, atual presidente do Comitê Paralímpico Internacional, e Bernard Razman, ex-jogador da seleção de vôlei.

Tanto as confederações quanto os integrantes da Comissão de Atletas estão divididos, embora os esportistas aleguem que pretendem votar em bloco. A decisão deve ser tomada momentos antes do início da votação, às 10h. Além do presidente e do vice, serão escolhidos os membros do Conselho de Administração.

Tentando se aproximar dos atletas, as chapas encabeçadas por Westrupp e Meirelles contam com ex-esportistas como candidatos a vice. O primeiro é acompanhado por Emanuel Rego, ex-jogador do vôlei de praia e que trabalhou na Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania até junho. Meirelles, por sua vez, conta com Robson Caetano, dono de duas medalhas olímpicas.

Dos três candidatos, Westrupp é o mais novo e menos experiente. Reeleito para o segundo mandato à frente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), o dirigente de 40 anos é administrador por formação. Meirelles tem 68, é aposentado da Petrobrás e formado em engenheira química e economia. Dirige a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno desde 2002.

Durante a campanha, ambos criticaram a atual gestão, principalmente quanto à suposta falta de transparência. Também afirmaram que faltou profissionalismo e ousadia a Paulo Wanderley, que assumiu a presidência do COB em 2017 após a prisão de Carlos Arthur Nuzman, de quem era vice.

Desde então, o ex-dirigente do judô, de 70 anos, se esforçou para afastar sua imagem da de Nuzman, com demissões e um esforço, então inédito no COB, de divulgar mais informações sobre a gestão da entidade. Para atletas e dirigentes de outras confederações, não foi o suficiente.

Apesar disso, a chapa de Paulo Wanderley e seu vice, Marco La Porta, é a favorita na eleição, com apoio declarado de 17 confederações. Westrupp conta com oito entidades, algumas de peso, como vôlei, basquete e futebol. E Meirelles, correndo por fora nesta briga, é apoiado por cinco confederações.

A balança pode ser desequilibrada por um episódio sem relação direta com a eleição, protagonizado por Carol Solberg, do vôlei de praia. No mês passado, a jogadora gritou "Fora, Bolsonaro" ao vivo na televisão, após receber a medalha de bronze numa etapa do Circuito Brasileiro. No dia seguinte, a Comissão Nacional de Atletas do Vôlei de Praia repudiou a manifestação da atleta, o que gerou incômodo entre os esportistas, principalmente em relação a Emanuel Rego, presidente da Comissão e candidato a vice na chapa de Westrupp.

A eleição será disputada ainda num contexto de dificuldades econômicas enfrentadas pelas confederações. As menores já tinham problemas sérios antes mesmo da pandemia. Todas buscam soluções de gestão e patrocinadores. O próprio COB, em situação tranquila do ponto de vista financeiro, tem dificuldade para encontrar um patrocinador master, mesmo depois de o Brasil sediar a última Olimpíada.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 3 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

brasil Brasil Há 19 mins

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

justica São Paulo Há 10 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 10 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Guerra Há 23 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

mundo Pensilvânia Há 11 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

lifestyle Ozempic Há 10 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético