Outubro Rosa alerta para prevenção do câncer de mama

Mastologista da Maternidade Brasília explica a importância do diagnóstico precoce e das medidas para prevenção da doença

© iStock

Lifestyle Outubro Rosa 08/10/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

A chegada de outubro marca a campanha contra uma doença que assola milhares de mulheres no mundo: o câncer de mama. De acordo com o mastologista da Maternidade Brasília Alexandre Bravin a prevenção e o diagnóstico precoce são os principais aliados das mulheres de todas as idades.

PUB

 “Com exames precoces, podemos fazer a detecção das lesões menores e isso traz uma repercussão positiva muito importante. Com uma lesão pequena, a paciente que precisar fazer cirurgia terá um trauma menor. Dependendo do tamanho do e do tipo de tumor, a quimioterapia também pode ser dispensada”, informa o médico.Bravin explica que, para a população em geral, a idade ideal para começar a realizar exames de imagem é a partir dos 40 anos. Entretanto, pessoas com casos de câncer na família, como mãe, pai ou irmãos, devem iniciar a detecção, com mamografias, 10 anos antes da idade da pessoa que teve a doença na família.A pediatra da Maternidade Brasília Sandi Sato lembra que amamentar é uma forma de prevenir o câncer de mama. “As mulheres que amamentam têm probabilidade estatística menor de desenvolver a neoplasia mamária. Além do benefício para o bebê, a mãe também é recompensada”, ressalta.  Sato acrescenta “que o aleitamento é um aliado a uma alimentação saudável, prática de atividade física e consultas regulares, o aleitamento materno é considerado um dos pilares na prevenção do câncer de mama”.Este ano, o Ministério da Saúde aderiu à campanha da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que tem como lema "Quanto antes melhor". A proposta visa a alertar as mulheres para a adoção de melhores hábitos e um estilo de vida mais saudável. O alerta fica ainda mais relevante em um período em que as mamografias foram reduzidas em virtude da pandemia.Alexandre Bravin ressalta que a prática de atividades físicas, alimentação saudável e checkup frequente auxiliam na prevenção de qualquer doença, em especial o câncer de mama. “As mulheres precisam voltar aos consultórios médicos para fazer os exames”, reforça o especialista. Para ele, “o tema deste ano é importantíssimo. Quanto antes o câncer for detectado, mais vida e mais qualidade de vida podemos garantir às mulheres”.Confira os possíveis sinais e sintomas do câncer de mama, de acordo com o Ministério da Saúde:  Alterações no tamanho ou forma da mama;Nódulo único e endurecido;Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo que não haja presença de nódulo;Nódulo ou caroço na mama que esteja sempre presente e não diminua de tamanho;Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;Sensação de nódulo aumentado na axila;Espessamento ou retração da pele ou do mamilo;Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos;Assimetria entre as duas mamas;Presença de retração na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;Coceira frequente na mama ou no mamilo;Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo; Inversão do mamilo;Inchaço do braço;Dor na mama ou mamilo. 
PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 9 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 7 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 6 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Argentina Há 9 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Casais famosos Há 1 Hora

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

lifestyle Signos Há 6 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!