Centro de Contingência anuncia mudanças no Plano São Paulo

Uma nova atualização do plano está marcada para o dia 16 de novembro.

© Shutterstock

Brasil Plano São Paulo 09/10/20 POR Notícias ao Minuto Brasil

O Centro de Contingência do Coronavírus promoveu mudanças nas regras do Plano São Paulo, a estratégia de retomada econômica e convivência com a pandemia do novo coronavírus no estado. As alterações foram publicadas hoje (9) no Diário Oficial do Estado.

PUB

 

A evolução da pandemia agora passa a ser comparada com dados obtidos nos últimos 28 dias, em comparação aos 28 dias anteriores. Antes, a evolução da pandemia era analisada em espaços de sete dias.

Outra mudança foi a ampliação do horário de funcionamento do atendimento presencial de oito para dez horas diárias já na fase amarela. No entanto, será mantida a capacidade máxima de público, estabelecida em 40% – exceto academias, com limite de 30%.

Já nas regiões que avançaram para a fase verde, o atendimento local poderá ser feito por até 12 horas diárias, com o máximo de 60% da capacidade para todos os setores liberados.

O Centro de Contingência também fez outra alteração no Plano São Paulo: bares, restaurantes e demais estabelecimentos com consumo local de alimentos e bebidas poderá funcionar entre 6h e 22h, desde que respeitados os limites de dez horas de expediente na fase amarela e 12 horas na fase verde. Em ambos os casos, os estabelecimentos com funcionamento noturno deverão fechar as portas às 22h, mas poderão agora autorizar a permanência de clientes que já estão no local até as 23h. Antes, os estabelecimentos eram obrigados a fechar até as 22h.

Outra mudança importante é com relação a regiões da capital paulista e metropolitana, que antes eram vistas de formas independentes. A região metropolitana era dividida em cinco sub-regiões; e a capital era vista de forma isolada. Agora, todas essas sub-regiões e mais a capital serão vistas como uma única região, chamada de região metropolitana ou Grande São Paulo.

Atividades que gerem aglomeração, tais como festas, baladas, presença de torcedores em eventos esportivos e grandes shows com público em pé continuam proibidas em todos os 645 municípios de São Paulo. A liberação desses casos, segundo o Centro de Contingência, só deve acontecer em eventual avanço para a fase azul ou após a disponibilização de uma vacina contra o coronavírus.

Mais informações estão disponíveis no Diário Oficial do Estado e no resumo da reclassificação do Plano São Paulo.

O governo paulista também promoveu mais uma atualização no plano. Seis regiões que evoluíram seus indicadores passaram para a fase 4 – verde do plano: região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Taubaté. Com isso, agora 76% da população do estado está na fase verde, penúltima fase mais branda do plano, que é dividido em cinco etapas.  

Já as regiões de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto São João da Boa Vista e São José do Rio Preto permaneceram na etapa amarela. A única região a regredir de fase foi a região de Barretos, que passou da fase 3 – amarela para a fase 2 – laranja.

O Plano São Paulo é dividido em cinco fases que vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). A estratégia também é regionalizada, ou seja, o estado foi dividido em 17 e cada uma é classificada em uma fase.

Uma nova atualização do plano está marcada para o dia 16 de novembro. Caso alguma das regiões apresente piora em seus indicadores, antes disso essa região será passada imediatamente para a fase 1 - vermelha, onde ela só poderá manter os serviços considerados essenciais [de logística, saúde, segurança e abastecimento] em funcionamento.

Com informação: Agência Brasil

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 10 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico