Na briga pela liderança, Flamengo recebe o lanterna Goiás

Na terceira colocação, com 27 pontos, o clube rubro-negro joga de olho na liderança

© Reprodução

Esporte Campeonato Brasileiro 13/10/20 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - O Flamengo recebe o Goiás, na noite desta terça-feira (13), em partida da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro que havia sido adiada.

PUB

Na terceira colocação, com 27 pontos, o clube rubro-negro joga de olho na liderança. Se vencer, se iguala, em número de pontos, ao líder Atlético-MG. O time vem de uma sequência de vitórias, e deve à sua defesa boa parte dessa fase positiva.

A troca de Jorge Jesus por Domènec Torrent representou mais que uma simples mudança no comando do Flamengo. Um dos principais pontos negativos nessa transição foi o sistema defensivo. O rubro-negro vinha sofrendo sistematicamente na temporada até sofrer uma goleada histórica na Libertadores: 5 a 0 para o Del Valle.

O cenário de terra arrasada foi o ponto de partida para o Flamengo dar a volta por cima. Após o vexame, o time entrou em campo em seis oportunidades e acumula cinco vitórias e um empate. Além disso, o rubro-negro ajustou o sistema defensivo e sofreu apenas quatro gols nesse período.

Isso representa um aproveitamento de 0,66 de gols por jogo. Mais que isso. Representa o primeiro momento de tranquilidade do sistema defensivo desde a chegada de Dome. Mesmo assim, o treinador catalão ainda não está totalmente satisfeito com o setor. Ele reclamou de situações específicas após a vitória sobre o Vasco no sábado por 2 a 1.

"Quando você tem problemas ou não joga muito bem, troca algumas coisas. Fizemos isso novamente. Estávamos jogando com os laterais e os pontas na mesma linha. Quando perdem a bola temos muitos problemas, especialmente no lado direito. Jogamos a bola, tocamos e tocamos. Acho que cometemos erros quando jogavam na mesma linha, não tem linha de passe. Quando você joga em diferentes linhas, pode jogar muito melhor".

Vale ressaltar que o Flamengo tem jogado com diversos desfalques no sistema defensivo. Diego Alves está lesionado e Rodrigo Caio e Isla foram convocados. Os selecionáveis ainda ficam de fora contra o Goiás, na terça-feira. O goleiro ainda tem chance de retomar a posição.

O aumento de produção do sistema defensivo do Flamengo foi fundamental para a equipe. No período, o time se classificou para as oitavas de final da Libertadores e entrou de vez na briga pelo título do Campeonato Brasileiro.

Situação oposta viva o Goiás. O clube tem a pior defesa do Campeonato Brasileiro: foram 25 gols sofridos nos 12 jogos disputados até aqui.

Lanterna do campeonato, a equipe goiana tem nove pontos.

FLAMENGO

Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, Léo Pereira (Natan) e Renê; Willian Arão, Thiago Maia (Gerson) e Pepê (Vitinho); Michael, Lincoln (Pedro) e Bruno Henrique. T.: Domènec Torrent

GOIÁS

Tadeu; Edilson, David Duarte, Fábio Sanches e Caju; Breno, Daniel Bessa e Shaylon; Douglas Baggio, Rafael Moura e Vinícius. T.: Enderson MoreiraEstádio: Maracanã, no Rio

Horário: 18h

Juiz: Paulo Roberto Alves Junior (PR)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 8 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 13 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

mundo Miami Há 17 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 17 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 10 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 17 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'