Cinco mitos e verdades da osteoporose que você precisa saber

Médico ortopedista esclarece principais dúvidas para quem já tem ou quer prevenir o problema

© iStock

Lifestyle Osteoporose 13/10/20 POR Notícias Ao Minuto Brasil

Em 20 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Osteoporose. Segundo dados do Ministério da Saúde, 10 milhões de brasileiros sofrem com esta condição osteometabólica, que causa perda da massa óssea e que faz com que os ossos fiquem mais porosos, finos, frágeis e suscetíveis a fraturas.     

PUB

 

O ortopedista e traumatologista, especialista em ombro, cotovelo e osteoporose da Clínica Prime Regen, Renato Nieves Barreira, explica o que é mito ou verdade sobre este assunto.

Confira:

O problema é mais comum em mulheres. Verdade – Ela pode afetar pessoas de todas idades e sexo. Entretanto, existe a estimativa de que uma em cada três mulheres com mais de 50 anos pode desenvolver a osteoporose. “O motivo está ligado a chegada da menopausa, que desencadeia naturalmente uma diminuição da produção do hormônio estrogênio e acaba aumentando a perda de massa óssea”, explica o médico.

Pode afetar todas as partes do corpo. Verdade – Essa é uma patologia, na maioria das vezes, silenciosa e que só é descoberta quando ocorre uma fratura. Ela pode atingir diversas partes do corpo, tais como: coluna, punho, braço e fêmur, sendo que este último membro citado é considerado bastante perigoso, pois pode colocar em risco a vida do paciente.

Quem tem osteoporose não pode praticar atividades físicas. Mito -  Engana-se quem pensa que movimentar o corpo não é tarefa para quem tem osteoporose. Desde que recomendadas e acompanhadas por profissionais, as atividades físicas podem e devem ser praticadas por esses pacientes, já que são medidas importantes para estimular a formação e o fortalecimento dos ossos.

A osteoporose pode se curar sozinha. Mito -  A medicina ainda não conta com um tratamento capaz de curar a condição. Entretanto, existem medidas  eficazes para retardar a perda de massa óssea, fortalecer a estrutura e, consequentemente, evitar os riscos de fratura. Os cuidados vão desde o uso de medicações, realizações de exames com frequência e mudanças nos hábitos de vida, que são capazes de trazer uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.

É possível prevenir a doença. Verdade -  As medidas de prevenção contra a osteoporose podem e devem ser realizadas durante a vida toda. “Elas incluem a realização adequada de atividade física, uma alimentação balanceada, rica em cálcio e antioxidantes, banhos de sol, cuidado com o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, vale um acompanhamento médico regular para saber se está tudo certo com a saúde”, finaliza o ortopedista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 22 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Insólito Há 5 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo México Há 5 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo EUA Há 23 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

politica Bolsonaro Há 5 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

fama MADONNA-RIO 05/05/24

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 7 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

mundo EUA Há 7 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

fama Príncipe William Há 22 Horas

Príncipe William contactava programa de rádio favorito com nome falso