Doria pede ao Congresso mudanças na lei anticrime para manter prisões preventivas

O governador citou Moro ao destacar iniciativas do Governo do Estado para combater o Primeiro Comando da Capital (PCC), grupo que tem André do Rap como um dos líderes.

© Getty

Política lei anticrim 13/10/20 POR Estadao Conteudo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pediu ao Congresso Nacional "para alterar a lei anticrime para manter prisões preventivas". Ele criticou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello de soltar o narcotraficante conhecido como André do Rap.

PUB

 

A libertação foi baseada no novo artigo 316 inserido no Código de Processo Penal (CPP) por meio do pacote anticrime, enviado ao Congresso pelo então ministro da Justiça, Sérgio Moro. A norma, que determina a revisão de prisões preventivas a cada 90 dias, foi classificada por Doria como "absurdo que liberta criminosos e afronta a sociedade"

Na publicação em vídeo no Twitter, o governador citou Moro ao destacar iniciativas do Governo do Estado para combater o Primeiro Comando da Capital (PCC), grupo que tem André do Rap como um dos líderes. Segundo o governador, 30 dias após o início do seu mandato no ano passado, 27 líderes da facção foram enviados a presídios federais com o apoio do ex-ministro da Justiça.

"Não adianta a polícia de São Paulo prender e o ministro do Supremo mandar soltar. Os brasileiros não aceitam mais isso", afirmou.

As críticas de Doria ao STF foram direcionadas ao ministro Marco Aurélio que, segundo o governador, "errou ao libertar o criminoso André do Rap, traficante e líder do PCC". Sobre o líder da corte, que reverteu a soltura, o governador afirmou: "Apoiamos o presidente do STF, ministro Luiz Fux, para manter as prisões preventivas e não libertar criminosos condenados pela Justiça".

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="pt" dir="ltr">Os brasileiros de bem não aceitam mais impunidade. Peço ao Congresso Nacional para alterar a lei anticrime para manter prisões preventivas e não libertar criminosos condenados pela justiça. Chega desse absurdo! <a href="https://t.co/WJlxVO3ST0">pic.twitter.com/WJlxVO3ST0</a></p>&mdash; João Doria (@jdoriajr) <a href="https://twitter.com/jdoriajr/status/1316119371413159941?ref_src=twsrc%5Etfw">October 13, 2020</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Olivier Masurel Há 23 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Bioparc Há 15 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 21 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

esporte França Há 22 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt

fama Kendall Jenner Há 23 Horas

Kendall Jenner usa vestido inédito da Givenchy no Met Gala

mundo Miss Há 20 Horas

Adolescente americana com Down faz história ao ganhar concurso de miss

mundo Israel/Palestina Há 22 Horas

Israel assume controle da fronteira entre Gaza e Egito em Rafah

fama Cláudia Raia Há 17 Horas

Cláudia Raia mostra imagens encantadoras do marido e do filho: "Amo"