SP realiza hoje 'dia d' de campanha de vacinação de crianças e adolescentes

Mais de 3,8 mil postos estarão abertos das 8h às 17h

© null

Brasil Vacinação 17/10/20 POR Estadao Conteudo

O Estado de São Paulo realiza neste sábado, 17, o 'Dia D' da campanha de imunização contra poliomielite e outras doenças para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Mais de 3,8 mil postos estarão abertos das 8h às 17h.

PUB

 

Segundo a secretaria estadual da Saúde, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e atualizar a carteirinha de vacinação do público-alvo, reforçando especialmente a proteção contra paralisia infantil (polio) nos menores de 5 anos.

Pais ou responsáveis por crianças entre 1 ano e menores de 5 anos deverão levar os pequenos para receber a "gotinha". A meta é alcançar cobertura vacinal de 95% de um total de 2,2 milhões de crianças.

Simultaneamente, a campanha de multivacinação será focada na atualização de carteiras vacinais de crianças e adolescentes de até 14 anos. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra os vírus que circulam no território.

No total, serão oferecidas 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Desde o começo da campanha, 133,3 mil doses da vacina de poliomielite foram aplicadas, contabilizando apenas 6,1% de cobertura do público almejado.

Quanto às outras vacinas, 78,1 mil bebês com menos de 1 ano compareceram aos postos, sendo que 70% precisaram atualizar a carteirinha de vacinação (54,7 mil). Na faixa de 5 a 14 anos, 86,8 mil procuraram serviços de vacinação, com vacina aplicada em 41,4 mil delas (48% do total). Estes dados preliminares indicam que pelo menos metade do público que está indo aos postos tem alguma pendência na caderneta, sendo fundamental que mais crianças e adolescentes tenham seu status vacinal avaliado e atualizado, se preciso.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 6 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 13 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 14 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 14 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 14 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 13 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

brasil Brasil Há 3 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"