Nonagenários disputam eleição municipal em São Paulo

Entre eles, estreantes na política, como José Sabugari, o Zé Soldado, 90 anos completados no dia 3

© null

Política Eleições-SP 18/10/20 POR Estadao Conteudo

Pela legislação eleitoral brasileira, eles já não são mais obrigados a votar, mas podem e querem não só escolher seus candidatos, como também ser eleitos. No Estado de São Paulo, cinco candidatos com mais de 90 anos concorrem a vice-prefeito e a vereador. Há outros sete quase "noventões" na disputa por cadeiras nas Câmaras Municipais.

PUB

 

Entre eles, estreantes na política, como José Sabugari, o Zé Soldado, 90 anos completados no dia 3. "Tenho vontade de deixar um rastro, fazer alguma coisa", disse o candidato a vereador pelo PSL em Pontes Gestal, no norte do Estado.

Em uma cadeira de rodas e com problema nos rins, Zé Soldado afirma não desanimar. Ao longo de suas nove décadas, passou por presidentes que disse admirar, como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros, e considera que o atual, Jair Bolsonaro, faz um "bom governo".

Também estreante, Vozinho Chico, apelido pelo qual é conhecido Francisco Maria Trindade, candidato a vereador pelo PTB em Bragança Paulista, completa 90 anos em 1º de fevereiro.

O candidato mais idoso do Estado está na capital. José Raymundo de Castro, o Castro Alfaiate, do DC, fará 95 anos no dia 25 de novembro, dez dias após o primeiro turno. Ele busca uma vaga na Câmara de São Paulo e, se eleito, vai encerrar o mandato batendo nos 100 anos. Além de alfaiate, Castro é compositor e criou o jingle "Eymael, um democrata cristão", usado pelo então candidato a presidente da República, José Maria Eymael. Na convenção do partido, em setembro, Eymael referiu-se a Castro como "o gênio que criou um jingle eterno".

É também da capital paulista o segundo mais velho candidato a vereador do Estado: Henrique Morgan de Aguiar Filho, o Mister Morgan, do PV. "Sou lúcido com 93 anos", afirmou. Mesmo no grupo de risco da covid-19, tem feito campanha presencial, mas seguindo as recomendações, conta. "Não piso para fora de casa sem máscara, quem faz isso está arriscando a sua vida e a dos outros."

Candidato a vice-prefeito, David Orlandi (PCO), de Embu das Artes, fez 92 anos em maio. Outro nonagenário na disputa a vice-prefeito é o médico José de Castro Coimbra, o Dr. Coimbra (Avante), de São José dos Campos. Ele se considera um caso de "envelhecimento bem-sucedido", já que se sente mais jovem do que realmente é.

Sobre a escolha de ser candidato aos 90, disse não levar em conta a idade. "Tenho boa saúde e ainda trabalho com bastante intensidade. Gosto muito da política e acho que, se eu posso contribuir para que a minha cidade tenha um governo mais honesto, eu não posso ficar sem fazer nada", argumentou. Ele afirma que faz campanha presencial e que, como precaução contra a covid-19, toma ao menos vinte minutos de sol todo dia. "Uma precaução é ter uma taxa de vitamina D alta, é extremamente importante para regular o sistema imunológico", disse.

A candidata a vereadora pelo PDT de Capivari Maria Clara Baggio espera comemorar o aniversário de 90 anos já empossada, no dia 13 de janeiro.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), São Paulo tem 29 candidatos com mais de 85 anos. Luiza Erundina, candidata a vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura da capital, completa 86 anos em 30 de novembro. Deputada federal, a veterana já foi prefeita paulistana de 1989 a 1993. Por causa da pandemia, não tem feito campanha na rua.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, até a década de 1980, a população brasileira tinha o aspecto de um gráfico de pirâmide: muito mais jovens - exibidos na base do gráfico - do que idosos - exibidos no topo. No Censo de 2009, o quadro era já diferente, mais vertical. As projeções do IBGE indicam que o País terá, em 2060, mais idosos do que jovens.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

tech ESA Há 23 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

brasil Paraíba Há 21 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama DEBORAH-EVELYN Há 22 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 23 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Chile 27/04/24

Acidente com ônibus de turismo no Chile deixa duas brasileiras mortas e 33 feridos

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

economia turismo interno Há 23 Horas

Lula defende ampliação de voos regionais pelo Brasil e pede renovação de frota de aviões