Armênia e Azerbaijão rompem nova trégua

Pelo menos 750 pessoas foram mortas desde o início da nova onda de confrontos, em 27 de setembro

© Getty Images

Mundo ARMÊNIA-AZERBAIJÃO 19/10/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (18) de violar um cessar-fogo humanitário, que havia sido acordado horas antes, em confrontos no enclave montanhoso de Nagorno-Karabakh.

PUB

 

O território é reconhecido internacionalmente como parte do Azerbaijão, mas povoado e governado por armênios étnicos. Baku quer a volta de Nagorno-Karabakh, juridicamente sob seu controle, e a desocupação militar de sete distritos em torno da área, que a Armênia usa como tampão para proteger o enclave. Já a Armênia busca a autonomia da região.

"As forças armênias violaram outro acordo, de maneira grosseira", disse o Ministério da Defesa do Azerbaijão, que mencionou disparos com artilharia e morteiros em ataques ao longo da frente de batalha.

Mais cedo, a Armênia já havia acusado o Azerbaijão de ter rompido a trégua humanitária, a segunda em uma semana para tentar conter o conflito.

O Exército de Nagorno-Karabakh também relatou um ataque pela manhã no sul, com perdas e feridos de ambos os lados. As infraestruturas civis e casas não foram alvo dos disparos, acrescentou.

O pacto acertado no sábado (17) entrou em vigor à zero hora, depois que um cessar-fogo anterior, mediado pela Rússia, não conseguiu deter os piores combates no sul do Cáucaso desde 1994.

Pelo menos 750 pessoas foram mortas desde o início da nova onda de confrontos, em 27 de setembro. Em Stepanakert, a capital separatista, a noite foi muito tranquila, segundo um jornalista da agência de notícias AFP no local, assim como a manhã.

A maioria dos moradores deixou a localidade, fugindo dos bombardeios, desde que os combates foram retomados. Na manhã deste domingo, o Ministério da Defesa do Azerbaijão informou que a região de Aghdam, adjacente a Nagorno-Karabakh, estava sob bombardeio armênio.

A agência afirmou que unidades militares armênias abriram fogo durante a noite ao longo da fronteira, o que a Armênia negou.

A Armênia respondeu afirmando que o exército azeri havia disparado duas vezes durante a noite, usado artilharia. Também acusou Baku de rejeitar seu pedido de retirar os soldados feridos do campo de batalha. A capital do Azerbaijão chamou a declaração de desinformação.

Autoridades em Nagorno-Karabakh disseram que as forças azeris lançaram um ataque às posições militares do enclave e que houve vítimas e feridos em ambos os lados.

O cessar-fogo no início deste mês teve como objetivo permitir que as partes trocassem prisioneiros e os corpos dos mortos nos confrontos, mas teve pouco impacto nos combates ao redor do enclave.

A comunidade internacional teme uma expansão do conflito, com o apoio da Turquia ao Azerbaijão. A Rússia, principal ator regional, é aliada da Armênia, onde mantém uma base militar, mas também conserva boas relações com o Azerbaijão.

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, lamentou a violação da trégua e condenou os ataques.

"A União Europeia lamenta que, infelizmente, continuem as violações, já que se informou sobre combates em Nagorno-Karabakh e seus arredores. Isso causa mais sofrimento aos civis", declarou. "A UE condena firmemente todos estes ataques, independentemente de sua origem."

O diplomata espanhol disse ter se reunido com os chanceleres da Armênia e do Azerbaijão para fazê-los compreender que o cessar-fogo deve ser incondicional e estritamente respeitado por ambas as partes.

"Também destaquei que os ataques contra civis devem cessar imediatamente. Não há justificativa", afirmou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico