Anistia internacional critica espiões na COP

O governo Bolsonaro escalou agentes da Abin para monitorar a participação de organizações não governamentais e movimentos sociais na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-25)

© null

Política Críticas 19/10/20 POR Estadao Conteudo

A Anistia Internacional divulgou nota em que critica o governo brasileiro por ter escalado agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar a participação de organizações não governamentais e movimentos sociais na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-25) no ano passado.

PUB

Revelada no último domingo pelo Estadão, a vigilância foi publicamente admitida pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, na sexta-feira, quando escreveu em sua conta no Twitter que a agência deve acompanhar campanhas internacionais apoiadas por "maus brasileiros".

 

"São graves as notícias veiculadas recentemente pela imprensa a respeito do monitoramento de movimentos sociais e organizações não governamentais que participaram da Cúpula do Clima das Nações Unidas realizada em Madrid, em dezembro do ano passado", diz a nota da Anistia Internacional. "Técnicas de vigilância e monitoramento de opositores políticos foram práticas utilizadas de maneira sistemática durante o regime militar no Brasil e subsidiaram, por muitos anos, graves violações de direitos humanos."

A Anistia também criticou o fato de o general Heleno ter classificado como "maus brasileiros" os integrantes de ONGs e movimentos sociais com os quais o governo mantém relação conflituosa. "O direito internacional determina que os indivíduos submetidos a essas práticas de monitoramento têm direito a recursos judiciais e reparação do Estado pelas violações de seus direitos humanos", afirma a Anistia Internacional, que considerou a iniciativa do governo "grave", "especialmente por conta de o Brasil possuir um passado recente de perseguições políticas durante o período do regime militar, que durou 21 anos".

A entidade questionou a Lei de Anistia, de 1979, e mencionou que a Corte Interamericana de Direitos Humanos - órgão internacional responsável por aplicar a Convenção Americana de Direitos Humanos, do qual o Brasil é signatário -, concluiu recentemente que as violações de direitos humanos contra opositores políticos durante o regime militar constituíram crime contra a humanidade.

Incomum

Na semana passada, o ministro do GSI afirmou que a Abin "é instituição de Estado e continuará cumprindo seu dever em eventos, no Brasil e no exterior". "Temas estratégicos devem ser acompanhados por servidores qualificados, sobretudo quando envolvem campanhas internacionais sórdidas e mentirosas, apoiadas por maus brasileiros, com objetivo de prejudicar o Brasil", escreveu Heleno em rede social.

A presença da Abin no principal evento sobre mudanças climáticas do mundo é incomum. O Estadão consultou as listas oficiais das delegações nas edições da COP de 2013 a 2018, em posse das Nações Unidas. Em nenhuma delas aparece o nome de representantes do GSI ou da Agência Brasileira de Inteligência.

O envio dos agentes secretos é mais uma evidência da postura conflituosa do governo Bolsonaro com organismos internacionais, ONGs e setores da administração federal ligados ao meio ambiente.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Real Madrid Há 22 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

mundo Tenerife Há 18 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

fama MADONNA-CANTORA Há 21 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão

fama BELO-CANTOR Há 51 mins

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

mundo RÚSSIA-DEFESA Há 21 Horas

Kit para bomba 'burra' da Rússia muda cenário na Guerra da Ucrânia

fama Relacionamentos Há 18 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

brasil RS Há 17 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 3 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

esporte NBA Há 23 Horas

Pacers eliminam Bucks e avançam nos playoffs da NBA; Knicks despacham 76ers

fama Rio Grande do Sul Há 2 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS