Gravações apontam elo entre Wilson Lima e superfaturamento de respiradores

Suspeito de liderar o esquema, o governador Wilson Lima foi alvo de busca e apreensão na primeira fase da operação Sangria, em junho

© null

Brasil Amazonas 20/10/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Gravações e mensagens de investigados por superfaturamento de contratos e desvios de recursos destinados ao combate da Covid-19 no Amazonas podem mostrar o envolvimento do governador Wilson Lima (PSC) no suposto esquema de corrupção. O material foi divulgado pelo Jornal Nacional, na noite desta segunda-feira (20).

PUB

 

A Polícia Federal encontrou mensagens trocadas pelos investigados em telefones celulares apreendidos durante a operação Sangria, que investiga as supostas fraudes.

Em uma das mensagens, do dia 4 de abril, Rodrigo Tobias, então secretário de Saúde, conversa com o secretário adjunto da pasta, Perseverando Garcia, e diz que o governador Wilson Lima conhecia um empresário que financiaria os respiradores para o governo.

"Eu estou recebendo muitas demandas e uma delas que eu quero canalizar é do governador, parece que ele tem um canal de um empresário aqui do Amazonas, o cara é grande. O cara tem bala na agulha e o cara se prontificou a fazer as compras pelo governo do estado. E a gente segue com o rito normal dos nossos processos e procedimentos para comprar dele", diz Tobias.

Em outra mensagem descoberta na investigação, o então secretário adjunto sugere a realização de uma licitação fantasma para comprar os respiradores de uma loja de vinhos que estaria envolvida no esquema.

"Por que eu não corro com um processo fantasma, cara? E aí faço o empenho, entendeu? É muito melhor do que empenhar sem nada e mandar pagar, não tem garantia, cara, nenhuma. Não tem amparo nenhum", ele disse, segundo a Polícia Federal.

De acordo com o inquérito policial, o governo do Amazonas encomendou respiradores da loja de vinhos FJAP e esta, por sua vez, comprou os equipamentos da Sonoar, que vende esse tipo de produtos. A loja de vinhos teria vendido os respiradores para o governo com superfaturamento de 133%.

Suspeito de liderar o esquema, o governador Wilson Lima foi alvo de busca e apreensão na primeira fase da operação Sangria, em junho. A Justiça bloqueou parte dos bens dele.

No dia 8 de outubro, o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PTB), foi alvo da segunda fase da operação. O gabinete dele foi revistado por agentes da Polícia Federal e servidores da Controladoria Geral da União (CGU), que cumpriram cinco mandados de prisão e 11 de busca e apreensão contra servidores e ex-servidores do governo estadual suspeitos de envolvimento no esquema.

Entre os presos estava o ex-secretário Rodrigo Tobias. Junto com os demais, ele foi solto no domingo (18) porque venceu o prazo da prisão temporária.

"Foi constatado que o vice-governador tem grande ingerência e influência nos atos praticados pela pasta da secretaria de Saúde. E também a atuação de um empresário, que era o verdadeiro elo entre a cúpula do governo e a empresa [beneficiada]", disse o delegado regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Superintendência da PF no Amazonas, Henrique Albergaria Silva, quando ocorreram as prisões.

Os equipamentos que teriam sido superfaturados foram comprados em abril, quando o sistema de saúde do Amazonas entrou em colapso por causa da pandemia do novo coronavírus.

O governador Wilson Lima disse ao Jornal Nacional que está à disposição para esclarecimentos e que pauta a gestão dele pela ética e transparência.

O vice-governador Carlos Almeida garantiu que não cometeu nenhum ato ilícito. O ex-secretário Rodrigo Tobias também negou envolvimento em irregularidades.

A defesa de Perseverando Garcia só vai se manifestar quando tiver acesso aos autos.

A FJAP informou que importa equipamentos médicos e vinhos e que aplicou uma margem de 10% como lucro e 10% de impostos. A Sonoar não se manifestou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula