'Um manda, o outro obedece', diz Pazuello ao receber Bolsonaro após crise da vacina

'Um manda, o outro obedece', diz Pazuello ao receber Bolsonaro após crise da vacina

© Reprodução / Facebook

Política EDUARDO-PAZUELLO 22/10/20 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Um dia após falar em "traição" e desautorizar o ministro da Saúde publicamente, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma visita ao general Eduardo Pazuello para acabar com rumores de que o auxiliar seria demitido.

PUB

 

A visita, fora da agenda oficial dos dois, foi transmitida por uma rede social de Bolsonaro, que foi ao Hotel de Trânsito de Oficiais do Exército, onde Pazuello recupera-se da Covid-19.

Apesar do diagnóstico confirmado, os dois sentaram-se próximos e não usaram máscara de proteção. Bolsonaro já contraiu a doença. Na transmissão, ambos negaram atrito.

"Semana que vem talvez, com toda certeza, tu volta para o batente", disse Bolsonaro.

"Pois é, estão dizendo que não, né? Estamos juntos", reagiu Pazuello.

"Falaram até que a gente estava brigado aqui. No meio militar, é comum acontecer isso daqui, algum choque, alguma coisa. Não teve problema nenhum", prosseguiu Bolsonaro.

"Senhores, é simples assim. Um manda e o outro obedece, mas a gente tem um carinho", disse Pazuello.

"Opa, está pintando um clima aqui", disse Bolsonaro em tom de brincadeira.

<iframe src="https://www.facebook.com/plugins/video.php?height=314&href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fjairmessias.bolsonaro%2Fvideos%2F1327317180944340%2F&show_text=false&width=560" width="560" height="314" scrolling="no" frameborder="0" allowTransparency="true" allow="encrypted-media" allowFullScreen="true"></iframe>

Na manhã de quarta-feira (21), Bolsonaro desautorizou Pazuello, que, no dia anterior, havia anunciado um acordo com o estado de São Paulo para a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina da farmacêutica chinesa Sinovac que será produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

A um internauta que acusou Pazuello de traí-lo com o acordo de compra da vacina e disse que Bolsonaro havia se enganado mais uma vez com alguém de sua equipe, o presidente falou em traição.

"Qualquer coisa publicada, sem comprovação, vira TRAIÇÃO", reagiu Bolsonaro na internet.

Como a Folha de S.Paulo mostrou na quarta-feira, o presidente foi informado ainda no final de semana da intenção da compra, pelo Ministério da Saúde, de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac.

Segundo assessores do Palácio do Planalto e do Ministério da Saúde, Bolsonaro não se opôs à iniciativa inicialmente, mas mudou de posição no final da tarde da terça-feira (20), após repercussão negativa de seus apoiadores nas redes sociais.

Desde o anúncio feito por Pazuello, em reunião virtual com governadores, eleitores bolsonaristas iniciaram campanha nas redes contra o que chamam de "vacina chinesa".

As críticas chegaram ao perfil oficial do presidente, que decidiu adotar um recuo estratégico. Na própria terça, segundo relato feito à reportagem, ele telefonou a Pazuello para informar que se posicionaria contra o anúncio.

Na manhã de quarta, antes de o presidente se manifestar nas redes sociais, Pazuello chegou a entrar em contato com representante do governo paulista. Segundo um auxiliar da gestão estadual, ele informou que a compra de doses seria menor do que a anunciada no dia anterior.

A tentativa do ministro de diminuir a tensão, no entanto, não deu certo. Após as críticas do presidente, Bolsonaro e Pazuello se falaram por telefone para ajustar a mudança de discurso e combinar a divulgação de uma nota pública, na qual alegariam que houve "interpretação equivocada".

Como lembraram auxiliares palacianos, Pazuello costuma informar todas as iniciativas de sua pasta a Bolsonaro e não faz nada sem o conhecimento do chefe do Executivo, o que não foi diferente neste episódio.

Em conversas reservadas na manhã de quarta, o presidente elogiou a rápida reação de Pazuello e disse que ele não é como o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, que resistia em obedecer e seguir as suas orientações.

Além da reação negativa nas redes sociais, o recuo do presidente, segundo assessores, deveu-se à comemoração do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Após o anúncio de Pazuello na terça-feira, Doria disse que "venceu o Brasil".

O tucano é pré-candidato à sucessão presidencial em 2022, quando Bolsonaro pretende disputar a reeleição. Em mensagem a ministros, relatada à reportagem, o presidente ordenou que, a partir de agora, sua equipe não trate sobre iniciativas de imunização com o governador paulista.

A pandemia de Covid já deixou mais de 155 mil mortos no Brasil, e, após sete meses de quarentena, 3 em cada 4 brasileiros afirmam que querem se vacinar assim que possível, segundo pesquisa Datafolha dos dias 5 e 6 de outubro.

Na quarta-feira, Bolsonaro disse que havia mandado cancelar o protocolo de intenções assinado entre a Saúde e o governo de São Paulo. "Já mandei cancelar. O presidente sou eu, não abro mão da minha autoridade", disse em um evento em Iperó (SP).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 5 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama SAMARA-FELIPPO Há 23 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 3 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

brasil MORTE-SP Há 22 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando