Kalil atinge 60% e lidera com folga disputa em BH, aponta Datafolha

Kalil pode ser reeleito ainda no primeiro turno

© null

Política Pesquisa 23/10/20 POR Folhapress

BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) - Com 60% das intenções de voto, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) consolidou sua vantagem sobre os adversários e lidera com folga a disputa em Belo Horizonte, aponta a primeira pesquisa Datafolha na capital mineira após o início da propaganda eleitoral na TV e no rádio. Há duas semanas, ele tinha 56%.

PUB

 

Em seguida aparecem o deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania), com 7%, a deputada federal Áurea Carolina (PSOL), com 5%, e o deputado estadual Bruno Engler (PRTB), com 3%.

Kalil pode ser reeleito ainda no primeiro turno. Todos os outros candidatos, somados, alcançam 23%.

O Datafolha ouviu presencialmente 868 eleitores nos dias 20 e 21 de outubro. A margem de erro da pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Ex-ministro do governo Lula, Nilmário Miranda (PT) tem 2%.

Apoiado pelo governador Romeu Zema (Novo), o empresário Rodrigo Paiva (Novo) aparece com 1%, mesmo percentual de Luísa Barreto (PSDB), Cabo Xavier (PMB), Marcelo Souza e Silva (Patriota), Marilia Domingues (PCO) e Professor Wendel Mesquisa (Solidariedade).

Já no índice de rejeição, o petista Nilmário Miranda lidera, com 28% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Cabo Xavier tem 24% e João Vítor aparece com 21%. O prefeito Kalil tem 16%.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Kalil tem 49% das intenções de voto. João Vítor e Áurea aparecem com 3% cada um, enquanto Engler tem 2%, e Nilmário, 1%.

Em uma propaganda divulgada nesta semana, Kalil aparece de cabeça para baixo e em outros ângulos inusitados para dizer, com um semblante sério, que não está entendendo a campanha atual, que quem o ataca não se identifica e que as promessas feitas são de coisas que já existem na cidade.

Criticado por medidas adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus, como o tempo em que o comércio não essencial permaneceu fechado, Kalil tem mantido agenda restrita de campanha, apenas em horário de almoço e à noite.

Na pesquisa realizada pelo Datafolha no início do mês, 6 em cada 10 eleitores de BH avaliaram a gestão Kalil como ótima ou boa, enquanto 27% disseram ser regular, e 12% ruim ou péssima.

Eleito em 2016 pelo nanico PHS com o slogan "Chega de político", Kalil, que migrou para o PSD, tem neste ano outras sete siglas ao seu lado: MDB, DC, PP, PV, Rede, Avante e PDT.

Há quatro anos, Kalil começou a campanha atrás de João Leite (PSDB), hoje deputado estadual. Terminou eleito no segundo turno com 52,9%dos votos.

A eleição deste ano em Belo Horizonte tem 15 candidaturas, com campos políticos mais fragmentados do que de costume.

PT e PSDB, dois partidos tradicionais na política mineira, disputam em chapas puro-sangue e aparecem distantes dos primeiros colocados.

A pesquisa está registrada no TRE-MG com o número MG-02866/2020.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 21 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 18 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 18 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 21 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 20 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama REALITY-A GRANDE CONQUISTA Há 23 Horas

Ratinho vira pedra no sapato de A Grande Conquista 2 e supera reality nas primeiras exibições

tech Justiça Há 13 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 12 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)