Pelé receberá medalha Grã-Cruz, a maior honraria do Estado de São Paulo

Pelé não deverá estar presente na cerimônia por fazer parte do grupo de risco da covid-19

© null

Esporte Futebol 23/10/20 POR Estadao Conteudo

No dia do seu 80º aniversário, Pelé receberá a medalha Grã-Cruz, a maior honraria do Estado de São Paulo. Será no Museu do Futebol, em cerimônia às 20h com o governador João Doria (PSDB). Pelé, no entanto, não deverá estar presente. Por fazer parte do grupo de risco, o Rei do Futebol não tem participado de qualquer tipo de evento durante a pandemia do novo coronavírus.

PUB

A medalha Grã-Cruz tem como finalidade agradecer e homenagear cidadãos por seus méritos e contribuições para o Estado de São Paulo. A medalha foi instituída em 1969 pelo governador Roberto Costa de Abreu Sodré e leva em consideração o trabalho realizado em prol da coletividade do povo brasileiro e paulista.

Também nesta sexta-feira ocorre no Museu do Futebol o lançamento do livro "De Casaca e Chuteiras", do jornalista Silvestre Gorgulho. A obra homenageia os 80 anos de Pelé e os 60 anos de Brasília.

Por causa da pandemia, Pelé está confinado em sua casa no Guarujá, litoral paulista. Com o carisma e sorriso habituais, o Rei do Futebol tem se mostrado muito ativo nas redes sociais, onde relembra alguns dos seus feitos, como o primeiro gol pelo Santos, aos 15 anos de idade, ou a primeira Copa do Mundo vencida pelo Brasil em 1958, na qual teve atuação memorável.

"Muito obrigado ao Brasil e aos brasileiros. Eu sempre fui muito feliz vestindo essa camisa! Obrigado pelo carinho no meu aniversário", escreveu o ex-jogador em um texto publicado na quarta-feira em seu Instagram, acompanhado de uma foto em que comemora um gol pela seleção brasileira.

SAÚDE INSTÁVEL - A saúde de Pelé passou por altos e baixos nos últimos anos. Embora nos vídeos em que publicou às vésperas de seu aniversário ele apareça sorrindo, ele tem dificuldades para andar devido a problemas no quadril. Antes da pandemia, ele compareceu a alguns eventos públicos numa cadeira de rodas.

Além dos problemas de mobilidade, o Rei foi hospitalizado várias vezes nos últimos anos. A mais recente aconteceu em 2019, quando foi internado em Paris e transferido para São Paulo para retirar um cálculo renal. Cinco anos antes, esteve na UTI por causa de uma infecção urinária que o obrigou a fazer diálise no rim esquerdo, o único que lhe restou desde que na década de 1970 teve o direito removido devido a uma lesão quando era jogador.

Pelé atribui os problemas a situações normais de uma pessoa de sua idade, que também passou 21 anos praticando um esporte altamente competitivo. "Tenho de agradecer a Deus pela saúde de chegar aqui, nessa idade, e lúcido, não muito inteligente, mas lúcido", brincou Pelé em vídeo divulgado na última terça-feira.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula