Real Madrid decide no 2º tempo, vence o Barcelona no Camp Nou e se reabilita

Com o triunfo, Real Madrid foi aos 13 pontos e assumiu provisoriamente a liderança da competição

© null

Esporte Campeonato Espanhol 24/10/20 POR Estadao Conteudo

No primeiro clássico entre Barcelona e Real Madrid na temporada 2020/2021, levou a melhor o time mais organizado e que já está pronto: a equipe madrilenha, que venceu o arquirrival por 3 a 1 no Camp Nou, neste sábado, espantou a desconfiança ao voltar a triunfar após dois jogos e jogou a pressão no clube catalão, em fase de reconstrução. Valverde, Sergio Ramos e Modric anotaram os gols da vitória. Ansu Fati fez o único dos anfitriões e se tornou o mais jovem a marcar na história do confronto no século XXI. É um alento para o momento atual do clube da Catalunha.

PUB

Com o triunfo, Real Madrid foi aos 13 pontos e assumiu provisoriamente a liderança da competição. O posto não é definitivo porque Real Sociedad e Villarreal ainda jogam na rodada e podem retomar suas posições. O resultado também é importante para os merengues resgatarem a confiança e ganharem tranquilidade, já que estrearam com derrota para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, na Liga dos Campeões e também vinham de derrota para o Cádiz na rodada passada do Campeonato Espanhol.

Já o Barcelona, sob desconfiança, viu a pressão ser ampliada com o revés em casa. O time catalão tem sete pontos em cinco jogos e amarga um início muito ruim na liga espanhola. É só o décimo colocado. A missão da equipe treinada pelo holandês Ronald Koeman é se reerguer neste ano. A humilhante derrota por 8 a 2 para o Bayern de Munique, nas quartas de final da Liga dos Campeões na temporada passada, provocou uma série de mudanças no clube, e uma reformulação está em curso.

O duelo pode ter sido o último de Lionel Messi com a camisa do Barcelona diante do Real Madrid no Camp Nou. O craque argentino ficou muito perto de deixar o clube, mas preferiu não entrar em uma briga jurídica e permaneceu. No entanto, seu contrato vence ao final da atual temporada e, se não for convencido a renová-lo, terá feito sua despedida do clássico atuando em casa.

Messi passou em branco e não conseguiu encerrar o jejum de gols diante arquirrival do Barça. Ele não marca no clássico desde maio de 2018. São seis jogos sem balançar as redes para o maior artilheiro do duelo, com 26 gols. Neste sábado, passou perto de quebrar esse tabu, mas foi parado por Courtois.

A partida teve intervenção do VAR, falha do goleiro brasileiro Neto, e uma atuação do Real Madrid não brilhante, mas eficiente. A equipe de Zidane mostrou organização, levou a melhor no confronto tático e soube explorar as fraquezas do Barcelona, que deu muitos espaços.

O jogo começou movimentado e o placar foi aberto aos quatro minutos. Benzema viu Valverde disparar no meio da defesa adversária e lançou o meio-campista uruguaio, que invadiu a área e concluiu com precisão, no alto, sem chances para Neto.

Quatro minutos depois, Ansu Fati deixou o jogo empatado. A jogada começou com Messi, que lançou Alba na esquerda. O lateral foi ao fundo e cruzou rasteiro para o atacante completar. O jovem, de 17 anos, tem sido um dos poucos destaques do time catalão no começo desta temporada. Ele anotou o 400º gol do Barcelona na história do clássico.

Depois de as redes balançarem quase que em sequência, o duelo esfriou e ficou truncado, passando a ser muito disputado no meio de campo. A única oportunidade clara até o fim da primeira etapa foi protagonizada por Messi. O camisa 10 deu um drible lindo na marcação, arrematou com a direita e só não marcou o gol da virada porque Courtois fez uma linda defesa.

No segundo tempo, os anfitriões desperdiçaram mais uma oportunidade de ouro para virar o jogo. Desta vez com Philippe Coutinho. O brasileiro recebeu de Fati e cabeceou para fora. Pouco tempo depois, Lenglet puxou Sergio Ramos na área. O árbitro foi ao monitor ver o lance e decidiu marcar a penalidade. O zagueiro espanhol, capitão de Zidane, bateu com categoria e recolocou os visitantes à frente aos 18 minutos.

Insatisfeito, Koeman colocou Trincao, Dembélé e Griezmann em campo. O treinador holandês, porém, mexeu tarde, depois dos 30 minutos, e as substituições não surtiram efeito. Sem criatividade, o Barça não venceu a boa marcação do Real Madrid, que matou a partida nos acréscimos.

No lance, Modric lançou Vinicius Junior, Neto saiu mal e a bola sobrou para o croata, que teve muita calma e categoria para driblar o goleiro brasileiro e mandar de trivela para as redes, ampliando o marcador e selando o triunfo no Camp Nou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 16 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 21 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 19 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 18 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 17 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

politica Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show