Maia defende que Fux adie 'mais um pouquinho' decisão sobre pré-sal para ajudar Rio

Maia pediu o adiamento do julgamento no STF do projeto que mudou a distribuição dos royalties sobre a produção do petróleo

© null

Economia Câmara 28/10/20 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nesta terça (27) que se adie "mais um pouquinho" o julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) do projeto que mudou a distribuição dos royalties sobre a produção do petróleo não prejudicar o Rio de Janeiro.

PUB

 

Segundo o estado, se o projeto de lei de 2012 for considerado constitucional, as perdas do Rio podem chegar a R$ 57 bilhões.

Maia afirmou que o estado não conseguirá adiar o julgamento, marcado para 3 de dezembro, para o "resto da vida". A análise pelo tribunal já foi postergada algumas vezes. Disse ainda que o Rio tem que se preparar para o momento em que o acordo será validado no plenário do Supremo.

No entanto, ele disse que o julgamento ocorre em um momento de perda de arrecadação no estado e em que o Rio de Janeiro enfrenta muita dificuldade.

Por isso, disse, o "ideal é que a gente pudesse deixar prorrogar mais um pouquinho, com a boa vontade do presidente [do STF, Luiz], que também é do Rio de Janeiro, para que a gente possa continuar costurando com os outros governadores um acordo que atenda a federação, mas que também não gere nenhum prejuízo para o estado do Rio de Janeiro."

O deputado também criticou a possibilidade de o acordo reatroagir. "Aí o Rio de Janeiro, que já está numa situação fiscal quase de colapso, aí vai fechar as portas", disse.

"Isso acho que também não interessa a nenhum outro estado. O Rio é a porta de entrada do Brasil para o turismo, tem a cidade mais conhecida e mais bonita do mundo, que é a cidade do Rio de Janeiro. Eu acho também que não interessa a ninguém que o rio entre definitivamente em uma situação de colapso e inviabilize os serviços públicos que já não estão de grande qualidade."

O governo do Rio tenta adiar o julgamento no STF. O estado decidiu apoiar proposta de negociação de um novo texto, feita inicialmente pelo governo do Espírito Santo, outro grande arrecadador. Mas teme a falta de tempo para chegar a um acordo antes da data marcada.

No dia 19, o governo do estado participou de audiência virtual sobre o tema promovida pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). O encontro teve a participação da bancada federal do estado, prefeitos de cidades beneficiadas e lideranças empresariais.

O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), se reuniu nesta terça com Fux. Antes, esteve no Palácio do Planalto, onde se encontrou com o ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto.

Após o encontro, o chefe do Executivo fluminense afirmou que a conciliação foi interrompida depois do início da pandemia e disse que o presidente do STF ficou de dialogar com a responsável pelo processo, ministra Cármen Lúcia, para a retomada da negociação entre os estados interessados no tema.

"O presidente Fux garantiu que vai consultar a relatora e que vai dar-se então continuidade ao processo que foi iniciado pelo ministro Dias Toffoli para que a gente possa ter o julgamento após essa conciliação bem feita pelo Supremo, juntamente com os estados produtores e não produtores", disse, em referência à negociação iniciada na presidência do antecessor de Fux.

Castro, porém, ressaltou que o chefe do STF não se comprometeu com prazo para reiniciar o diálogo porque isso depende de Cármen Lúcia.

Ele disse, ainda, que a expectativa é que a conciliação no Supremo resolva a questão e que a solução para o caso não deve sair do Congresso.

Antes da reunião com Fux, Castro esteve no Palácio do Planalto, onde se encontrou com o ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto.

"A gente vai tentar conversar com o ministro Fux para que ele dê mais um tempo para que os estados possam entrar em um acordo e a gente não ter nem os estados produtores prejudicados, mas também os outros estados contemplados", disse. "A grande ideia dessa reunião é o adiamento para que os estados continuem o processo de acordo."

Segundo Castro, as negociações estavam mais fortes no ano passado. "Esse ano, por causa da pandemia, diminuíram um pouco, mas já voltaram à corda toda", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula