Maricá, a trincheira fluminense do petismo

Espécie de fortaleza petista no Estado que foi o berço do bolsonarismo, a cidade tem cerca de 160 mil habitantes

© null

Política Eleições Municipais 01/11/20 POR Estadao Conteudo

O ano eleitoral de 2016 foi um marco para o antipetismo no País. O impeachment da presidente Dilma Rousseff, o avanço da Operação Lava Jato e as denúncias contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levaram o PT a sofrer uma dura derrota nas eleições municipais. A legenda perdeu centenas de prefeituras que controlava pelo País. No Estado do Rio, onde os petistas ocupavam dez das 92 administrações municipais, só sobrou uma sob seu controle: a praieira Maricá.

PUB

 

Espécie de fortaleza petista no Estado que foi o berço do bolsonarismo, a cidade tem cerca de 160 mil habitantes. Seu atual prefeito, Fabiano Horta, é apontado como favorito para se reeleger com tranquilidade em novembro. A liderança pode ser explicada por programas de transferência de renda e por medidas como a tarifa zero nos ônibus municipais, implementados nas gestões do partido. Tudo isso é financiado por receitas milionárias de royalties do petróleo - foram R$ 73,6 milhões em setembro deste ano, por exemplo.

Há apenas três candidatos à prefeitura contra o PT, que governa o município há 12 anos - e nenhum tem grande expressão eleitoral. Enquanto isso, aquele que até 2016 era o principal adversário do grupo político do prefeito aliou-se a ele e migrou para Itaboraí, município vizinho. Concorre à prefeitura de lá com um vice do PT e promessas de campanha inspiradas nos projetos adotados em Maricá nos últimos anos.

Aos eleitores, Marcelo Delaroli (PL), curiosamente, se apresenta com o nome de outra cidade. É "Marcelo Delaroli de Maricá". A escolha ocorreu depois de pesquisas mostrarem que os habitantes de Itaboraí viam positivamente as mudanças em curso no município próximo. Enquanto isso, o pragmático Delaroli se equilibrou entre o apoio à família Bolsonaro, com a qual tem boa interlocução, e o governador afastado Wilson Witzel (PSC), em cujo governo trabalhou como subsecretário de Saneamento Ambiental.

O grupo político hegemônico em Maricá "exportou" ainda outro candidato, desta vez para a populosa São Gonçalo, cidade vizinha com mais de 1 milhão de habitantes e segundo maior colégio eleitoral do Estado. Está ali, com o petista Dimas Gadelha, a maior esperança do partido de conquistar um Executivo, além de Maricá, em terras fluminenses.

Pelas ruas da cidade, tomadas por bandeiras e adesivos de carro neste período eleitoral, é raro encontrar material de campanha dos opositores do PT. O que se vê, na maior parte das vezes, são vereadores de partidos variados que colam suas imagens à do prefeito petista.

Fabiano Horta é um homem tímido e que pouco tem aparecido publicamente durante a campanha. Tem perfil oposto ao de seu antecessor, Washington Quaquá, hoje vice-presidente nacional do PT e há anos comandante do partido no Rio. Excêntrico e com histórico de polêmicas, Quaquá é a figura central para entender como a cidade chegou à situação política e administrativa em que está hoje.

Foi na gestão dele, entre 2009 e 2016, que Maricá implementou o programa de renda básica. A Renda Básica de Cidadania atende hoje cerca de 42 mil maricaenses e trabalha com uma moeda social que só vale na cidade. Cada cidadão inscrito no programa recebe por mês 130 mumbucas, equivalentes a R$ 130. São mais de 6 mil lojas credenciadas para receber o pagamento. Só o comércio de Maricá tem as maquininhas que "transformam" mumbucas em reais.

Vermelhinhos

Ainda aproveitando o dinheiro dos royalties, Quaquá implementou um serviço de ônibus gratuito. Os "Vermelhinhos", como são conhecidos, circulam pelas ruas do município exibindo o letreiro "Tarifa zero". Algumas linhas ainda operam por meio de empresas privadas, mas, com o fim do contrato em 2021, a tendência é que toda a rede seja de graça. Outra iniciativa popular do ex-prefeito foi o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em um terreno de 130 mil metros quadrados na beira da estrada. A unidade tem equipamento de ponta e foi inaugurada durante a pandemia, atendendo exclusivamente vítimas da covid-19.

A homenagem ao médico argentino, um dos líderes da Revolução Cubana, ajuda a entender algumas das polêmicas envolvendo a gestão petista em Maricá. Outro ponto é o fato de toda a identidade visual da prefeitura, incluindo os ônibus gratuitos, terem o vermelho como cor predominante, o que associa a gestão ao PT. Há ainda uma rua batizada com o nome do líder guerrilheiro Carlos Marighella.

Quaqualingrado

Nas redes sociais, militantes de esquerda chamam Maricá de "Quaqualingrado". Trata-se de uma referência a Stalingrado, cidade em que o Exército Vermelho da União Soviética, então comandada por Josef Stalin, derrotou os nazistas, marcando a virada dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. "O Bolsonaro não está errado quando faz a luta pela direita. Nós temos que fazer pela esquerda. Há uma disputa de ideário na sociedade", afirma Quaquá.

Hoje dedicado mais a questões nacionais do PT do que a Maricá, o dirigente partidário foi eleito deputado federal em 2018, mas não tomou posse, já que é considerado inelegível pela Justiça Eleitoral. Acusado de abuso de poder político e econômico por aumentar em até 100% o salário de servidores em períodos que a legislação não o autorizaria, ele nega as irregularidades. Seu filho de 22 anos, Diego Zeidan, concorre a vice na reeleição de Horta. Será o sucessor natural para 2024.

Para o bolsonarista Ciro Fontoura (Republicanos), um dos que tentam enfrentar o PT neste ano na disputa pela prefeitura, há uma "máfia" no comando do município, que prioriza a ampliação da hegemonia política em vez de pensar em melhorar o saneamento básico, por exemplo. "A ideia de Maricá é fazer dar certo um socialismo que no mundo todo não deu certo", disse. Em seu programa de governo, Fontoura incluiu como meta retirar o nome de Che Guevara do novo hospital municipal.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia