Especialistas analisam o cenário da economia brasileira em 2016

Conheça as previsões para o país nas áreas do emprego, poupança, viagens, prestações, conta de luz e imóveis; e os principais indicadores negativos

© DR

Economia Crise 06/01/16 POR Notícias ao Minuto

Com poupança fraca, dólar alto e juros subindo, especialistas afirmam que a vida dos brasileiros vai continuar difícil em 2016. A conclusão é de especialistas consultados pelo UOL.

PUB

Conheça as previsões para o país nas áreas do emprego, poupança, viagens, prestações, conta de luz e imóveis; e os principais indicadores negativos.

DESEMPREGO

Segundo o economista Pedro Paulo Silveira, da TOV Corretora, a expectativa é que o desemprego aumente nos dois primeiros semestres, chegando aos dois dígitos: 11%.

POUPANÇA

Responsável pela Tesouraria do Banco Máxima, Alberto Felix de Oliveira Neto espera que a poupança deve chegar aos 8%, já a inflação ficará em 7,2%.

VIAGENS

No setor do turismo, Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), acredita que a crise vá pressionar o mercado de aviação. Segundo ele, não há perspectiva de melhora para os próximos dois anos.

PRESTAÇÕES

Segundo informações do UOL, o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, não acredita em uma expansão do crédito, além de haver previsão de aumento nas taxas aplicadas.

CONTA DE LUZ

Para 2016, o presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia (Anace), Carlos Faria, acredita que a expectativa é que a conta tenha uma alta entre 15% e 20%, por causa do aumento dos custos de geração de energia e alta do dólar. Em 2015, a conta de luz chegou a subir 58%.

IMÓVEIS

O mercado imobiliário deve continuar em queda. Segundo o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), estima-se uma queda de 5% do PIB da construção em 2016.

COMIDA FORA DE CASA

A inflação alta e o aumento do desemprego irá forçar a que muitas pessoas deixem de comer fora de casa. Segundo Eduardo Terra, especialista em varejo e consumo, em vez de sair para gastar, o consumidor vai fazer tudo em casa.

SUPERMERCADOS

A instabilidade do preço da cesta básica em relação à inflação fará com que muitos consumidores abram mão de certos produtos, como iogurtes e cereais matinais. Segundo Eugenio Foganholo, diretor da Mixxer, consultoria especializada em varejo e bens de consumo, bens passíveis de serem substituídos sofrerão mais com a crise.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico