Biden conduziu uma campanha presidencial considerada entediante até por c

Tudo bem que não é fácil competir com o presidente que tuíta AMEAÇAS A DESAFETOS POLÍTICOS EM CAIXA ALTA e tem seu pênis descrito por uma ex-atriz pornô que diz ter se relacionado com ele

© null

Mundo Casa Branca 07/11/20 POR Folhapress

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - "Fogo e Fúria", "Medo", "Raiva", "Desequilibrado". A julgar pelos títulos de seus livros, os biógrafos da era Donald Trump não podem reclamar de falta de material explosivo. Boa sorte com o próximo governo.

PUB

 

Tudo bem que não é fácil competir com o presidente que tuíta AMEAÇAS A DESAFETOS POLÍTICOS EM CAIXA ALTA e tem seu pênis descrito por uma ex-atriz pornô que diz ter se relacionado com ele.

Já Joe Biden, consagrado nesta quinta (5) como futuro presidente dos EUA, tem o que o New York Times descreveu como "uma energia negativa online", com pouco traquejo nas redes sociais.

"Se o ex-vice-presidente ganhar, não será por ter um exército de memes na retaguarda", disse a revista Wired durante a campanha. "E isso é um bom sinal para a política americana."

Também é promessa de tempos mais pacíficos para a mídia do país. Trump barrou jornalistas em entrevistas coletivas e os transformou em alvos de ataques pessoais. Chegou a acusar um apresentador de TV de assassinato com base numa teoria da conspiração que ignora o fato de a suposta vítima, uma ex-funcionária, estar a 1.300 km de distância quando, segundo a polícia, morreu num acidente.

A participação num programa matinal em maio dá um vislumbre da relação cordial que o próximo chefe da Casa Branca deve manter com a imprensa. No fim da entrevista ao "Good Morning America", Biden pergunta ao âncora: "Como você está, cara? Tudo bem?".

Biden conduziu uma campanha presidencial considerada entediante até por correligionários, o que não deixou de ser um contraponto estratégico ao temperamento do rival republicano.

Mas é também um traço da personalidade do senhor de 77 anos apelidado de Amtrak Joe, como a empresa nacional ferroviária, por ter percorrido de trem o mesmo trajeto de Delaware a Washington por 36 anos.

Se Biden é previsível, o mesmo não se pode dizer dos tempos que o aguardam. Ele assumirá a Presidência da nação que mais acumula vítimas da Covid-19, 234 mil até aqui, e que espera enfrentar uma crise econômica desastrosa. Fora lidar com sinistros do antecessor na política externa, como os rompimentos com o Acordo de Paris, as organizações mundiais da Saúde e do Comércio e o pacto nuclear iraniano.

A pressão dos mais progressistas de seu partido, assim como a perspectiva de oposição feroz caso Trump fique no pé, também prometem causar alvoroço. É esperar para ver se entrará em cena o Biden velha guarda, por décadas um apóstolo do bipartidarismo, ou um político reativo à voltagem da nova era.

O democrata também tem pontos vulneráveis. Um calcanhar de Aquiles: o filho Hunter, com histórico de vício em álcool, cocaína e crack. Seus negócios com a Ucrânia viraram outro passivo ao levantar suspeitas sobre possível ingerência do pai, então vice de Obama, para favorecer os patrões estrangeiros.

Uma vocação para gafes pode trazer alguma diversão para a volta dos democratas à Casa Branca. Veja esta de dez anos atrás, quando Biden lamentou a morte da mãe do primeiro-ministro da Irlanda, que continuava bem viva. No mesmo ano, ele celebrou um acordo de Obama definindo-o como "big fucking deal" (algo na linha "um negócio do caralho"). Era o tipo de "polêmica" que virava notícia. Ah, 2010.

"Se você quer depressão, desgraça e desespero, vote no Joe Sonolento. E tédio", discursou Trump em outubro. "Ninguém mais vai se interessar por política."

Não é de falta de política que o próximo quadriênio sofrerá. Mas vender biografias do presidente eleito talvez exija mais do departamento de marketing das editoras.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 18 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 20 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 20 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 20 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 18 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 20 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 21 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 19 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 21 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor