Pobreza recua, mas Brasil ainda é o nono país mais desigual do mundo

A parcela da população brasileira que vive em situação de extrema pobreza, ou seja, que ganha menos de 1,90 dólares por dia manteve-se em 6,5% no mesmo período.

© Lusa

Brasil Desigualdade 12/11/20 POR Notícias ao Minuto Brasil

A porcentagem de brasileiros na linha da pobreza, que recebem menos de 5,5 dólares por dia caiu de 25,3% para 24,7% da população do Brasil, de 2018 para 2019, revelou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

PUB

O órgãodestacou que o índice de Gini do Brasil (medida de desigualdade comumente utilizado para medir a desigualdade de distribuição de renda) (0,543) caiu ligeiramente em relação a 2018 (0,545) e o país ocupa a nona posição entre as nações mais desiguais do mundo, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Banco Mundial.

A parcela da população brasileira que vive em situação de extrema pobreza, ou seja, que ganha menos de 1,90 dólares por dia manteve-se em 6,5% no mesmo período.

No entanto, o IBGE informou que a extrema pobreza no país cresceu 13,5% nos últimos oito anos, passando de 5,8% da população, em 2012, para 6,5%, em 2019.

Entre os que se declararam 'brancos', 3,4% eram extremamente pobres e 14,7% eram pobres, mas essas incidências mais que duplicava entre 'pretos' e 'pardos'.

Das pessoas que viviam abaixo da linha de pobreza no Brasil, segundo critérios do Banco Mundial, 70% eram de cor 'preta' ou 'parda', enquanto as pessoas que se declararam com essa característica representavam 56,3% da população total.

Os dados indicaram que a pobreza afetou ainda mais as mulheres 'pretas' ou 'pardas', que somam 28,7% da população brasileira, mas eram 39,8% dos extremamente pobres e 38,1% dos pobres.

A pesquisa do IBGE também abordou outros temas como a situação no mercado de trabalho e as condições de moradia.

No maior país da América do Sul, 'pretos' ou 'pardos' tem maiores taxas de desemprego e trabalho sem contrato do que 'brancos', estão mais presentes nas faixas de pobreza e extrema pobreza e moram com maior frequência em domicílios com algum tipo de inadequação.

Um dos principais indicadores do mercado laboral, a taxa de desocupação foi, em 2019, de 9,3%, para 'brancos', e 13,6% para 'pretos' ou 'pardos'.

Entre as pessoas com trabalho informal, o percentual de 'pretos' ou 'pardos' chegou a 47,4%, enquanto entre os trabalhadores 'brancos' foi de 34,5%.

A desigualdade também aparece nos indicadores de moradia já que 45,2 milhões de pessoas no Brasil residiam em 14,2 milhões de domicílios com pelo menos um problema grave: ausência de banheiro de uso exclusivo, paredes externas com materiais não duráveis, adensamento excessivo de moradores, peso excessivo com pagamento de aluguel no orçamento das famílias e ausência de documento de propriedade.

Desta população, 13,5 milhões eram de cor ou raça branca e 31,3 milhões 'pretos' ou 'pardos'.

"Não é possível elencar um único indicador como mais importante em termos de desigualdade. Percebemos uma desigualdade estrutural que ocorre ao longo dos anos da série em vários indicadores, e não apenas em 2019. Eu entendo que a análise conjunta das informações é que tem a sua força para mostrar a desigualdade", conclui João Hallak, responsável pela pesquisa do IBGE.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 22 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 54 mins

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança 02/05/24

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 22 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 22 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 22 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 23 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 23 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens