Dia Mundial do Diabetes: como a reeducação alimentar ajuda na prevenção

WW Vigilantes do Peso dá dicas para quem deseja adotar hábitos mais saudáveis

© iStock

Lifestyle Diabetes 12/11/20 POR Notícias ao Minuto Brasil

O dia 14 deste mês foi instituído como o dia mundial para conscientizar a população sobre o Diabetes – que já atinge 13 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. A reeducação alimentar é uma forte aliada na prevenção e no tratamento da doença, independentemente do tipo de diabetes – tipo 1, tipo 2 ou gestacional. Por isso, o WW Vigilantes do Peso separou algumas dicas de como implementar novas rotinas alimentares.

PUB

"Parece óbvio, mas para os diabéticos, existem cuidados que vão além do corte no consumo de açúcar. A rotina saudável implica em uma mudança de mentalidade e reconhece que novos hábitos alimentares trarão benefícios a curto, médio e longo prazo", explica o Nutricionista do WW Vigilantes do Peso, Matheus Motta.

Como iniciar a reeducação alimentar

Para começar o processo, é importante criar um planejamento e manter o controle sobre o que se consome e quando, para não ficar sem comer por longos períodos. O planejamento requer a distribuição das refeições ao longo do dia, incluindo alimentos ricos em fibra, que ajudam na sensação de saciedade.

No caso dos diabéticos, o ideal é priorizar alimentos que ajudam no controle do peso e, consequentemente, nos efeitos da doença. Frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e laticínios desnatados são alguns exemplos. É importante também dar preferência a alimentos assados, grelhados ou cozidos ao invés de frituras.

O que evitar

É bom evitar alimentos ultraprocessados, já que a maioria conta com quantidades muito grandes de sódio, açúcares, gorduras realçadores de sabor, corantes e conservantes – todos nocivos à saúde. Esse tipo de alimento é pobre em nutrientes e possui grande potencial inflamatório, ou seja, são a porta de entrada para doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e cardiopatias.

Tenha cuidado redobrado

Para garantir o equilíbrio na alimentação é importante desenvolver o hábito de checar o rótulos dos alimentos. Em alguns casos, alerta o Nutricionista, marcas utilizam termos e alegações de propriedades funcionais que confundem o consumidor. “Em alguns produtos utilizam-se ingredientes que são, basicamente, ‘açúcar disfarçado’, como sacarose, maltodextrina, frutose, dextrose, xarope de milho, entre outros. Por isso, procure produtos com uma lista de ingredientes menor e que você consiga identificar o que são”, recomenda.

Outra cuidado é com os alimentos diet. Muitas pessoas entendem que esses alimentos são menos calóricos ou mais saudáveis e, por isso, podem comer à vontade. “Nem sempre a versão diet é menos calórica e além disso pode conter mais gordura para compensar no sabor a falta de açúcar”, alerta Motta.

Vá além da boa alimentação e mexa-se

A prática de atividades físicas regulares é outro componente essencial no manejo do diabetes. "Todo movimento conta e pode ajudar o diabético a controlar as taxas de açúcar no sangue. Com o aval do médico que acompanha a evolução da doença, encontre a forma de movimentar o corpo que te dá mais prazer e mantenha a prática", enfatiza Motta.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 15 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 14 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 18 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 15 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 17 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

brasil Paraíba Há 13 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 15 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 10 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)