Ambev vai financiar sistema de delivery para bares e restaurantes

A informação foi dada pelo presidente da Abrasel, Paulo Solmucci

© null

Economia Aplicativo 13/11/20 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A Ambev irá financiar o Open Delivery, sistema de entregas para bares e restaurantes que a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) pretende lançar em março de 2021 para unificar as entregas no setor, medida que deve impactar o domínio de aplicativos que oferecem o serviço, como iFood e Uber Eats.

PUB

 

A informação sobre o apoio da Ambev foi dada pelo presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, e confirmada pela empresa. Segundo a companhia, a iniciativa é uma forma de apoiar o setor de bares e restaurantes.

"Queremos colaborar com o projeto através da startup Get In, que faz parte do grupo de startups parceiras da Ambev e tem como missão ajudar bares e restaurantes em sua gestão", afirma a empresa em nota.

De acordo com Solmucci, presidente da associação, a iniciativa Open Delivery não terá custo para donos de bares e restaurantes e irá ampliar a concorrência em um ambiente de monopólio. Hoje, o iFood detém, segundo Solmucci, 70% do mercado.

"Não é uma plataforma, não é um aplicativo. O Open Delivery é um código de aberto de informação que padroniza a informação e vai conversar com todos os softwares", disse.

Segundo o presidente da Abrasel, a iniciativa é uma demanda de empresários do setor insatisfeitos com as altas taxas cobradas pelas principais principais empresas de entregas por aplicativos, que cobram entre 15% e 30% do valor da operação.

"Hoje os bares e restaurantes acabam recebendo pedidos de vários aplicativos. O código aberto irá permitir que todas as empresas adotem cardápio e horário de funcionamento em um único lugar", afirma.

Além do apoio da Ambev, a Abrasel diz que está negociando com outras empresas interessadas no projeto. Em nota enviada à reportagem, a varejista Magazine Luiza confirmou que "representantes do Magalu, de fato, participaram de uma reunião recente com executivos da Abrasel, promovida por um de seus fornecedores", mas não fechou acordo.

A empresa afirma, em nota, que apesar do encontro, em nenhum momento, porém, houve qualquer posicionamento do Magalu no sentido de participar da iniciativa, que a empresa respeita mas da qual não tem conhecimento profundo.

A Google também confirmou à reportagem que foi procurada pela Abrasel para apresentação do projeto. Em nota, a empresa afirma que não firmou parceria com o 'Open delivery'.

"Reforçamos nosso compromisso em apoiar todos os atores do ecossistema local, entre associações, donos de estabelecimentos, empresas de tecnologia e outros, na busca por produtos e recursos para facilitar e melhorar cada vez mais o dia a dia das pessoas," afirma a empresa em nota.

Solmucci afirma que o Open Delivery reúne todas as empresas de tecnologia que atuam no setor, que o movimento é de âmbito nacional e poderá ser integrado ao Pix.

"O Pix vai poder levar todo o pedido do cliente já junto com o pagamento", disse.

O presidente da associação diz que até dezembro haverá uma nova reunião de um comitê que reúne a Abrasel, além de especialistas nas áreas de governança, logística, compliance e assuntos regulatórios.

Paulo Eduardo Guimarães, presidente da AFRAC (Associação Brasileira de Automação para o Comércio), que apoia o projeto, explica que o Open Delivery é um padrão de comunicação, que poderá ser adotado por aplicativos próprios de restaurantes e também por grandes empresas que atuam no setor.

"É um padrão de comunicação que as empresas de tecnologia e de software vão implementar e qualquer restaurante e empresa de tecnologia poderão se conectar", explica.

Em nota, o iFood disse acreditar na importância de soluções para o mercado de restaurantes e no diálogo entre os participantes.

Procurada pela reportagem, Uber Eats não se posicionou até o fechamento da matéria.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 6 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 8 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 5 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Casais famosos Há 25 mins

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina