Às vésperas da Black Friday, movimento lança campanha contra o consumismo

O público foi convidado a postar vídeos com propostas de antídotos para adiar o fim do mundo, para fortalecer a democracia, para evitar a destruição da natureza, usando as hashtags #liberteofuturo e #freethefuture

© null

Brasil PROTESTO 14/11/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Liberte o Futuro. Esse é o nome de um movimento lançado pela internet em julho, no auge da pandemia. Em tempos em que se discutia como seria o "novo normal", o manifesto conclamava as pessoas a se negar a voltar para a antiga normalidade -injusta, desigual, destruidora do ambiente- e a imaginar um novo futuro em que queremos viver (liberteofuturo.net).

PUB

 

O público foi convidado a postar vídeos com propostas de antídotos para adiar o fim do mundo, para fortalecer a democracia, para evitar a destruição da natureza, usando as hashtags #liberteofuturo e #freethefuture. E, ao longo de três meses, também foram realizados laboratórios por meio de encontros virtuais sobre diferentes temas.

Um desses laboratórios discutiu o consumo e como repensar novas práticas mais conscientes e que gerem menos danos para o planeta. E agora, às vésperas da Black Friday, lançou uma campanha contra o consumismo.

A ideia é despertar uma reflexão sobre o ato de consumir e os seus impactos na vida dos indivíduos, de suas comunidades e do meio ambiente por meio de memes e hashtags como #antiblackfriday e #anticonsumismo.

Iniciativas anticonsumistas não são novas. Desde o movimento hippie nos anos 1960, passando pelas grandes manifestações anticapitalistas que começaram em Seattle no fim dos anos 1990, um número considerável de pessoas já vem falando sobre a necessidade de construirmos uma sociedade mais humana e sustentável. Mas a maior parte da humanidade nunca ouviu.

A pandemia provocou uma tragédia, com cerca de 1,3 milhão de mortes até agora, e uma crise econômica global gigantesca. Mas também mostrou que é possível mudar o mundo, poluir menos, desperdiçar menos, comprar o que realmente importa.

O ato de consumir é uma escolha. É hora de aproveitar este momento duro para escolher melhor. Atreva-se a imaginar um futuro diferente -e comece a criá-lo com suas pequenas e grandes escolhas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 20 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 19 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo Titanic Há 23 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 20 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 22 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 20 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 22 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes