Agência Brasil explica o que leva a disputa para prefeito ao 2º turno

A Constituição Federal consagra o princípio de que, para assumir o comando do executivo local, o candidato precisa obter maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos

© null

Política SEGUNDO TURNO 15/11/20 POR Notícias ao Minuto

Neste domingo (15), eleitores de todos os municípios brasileiros estão indo às urnas para a escolha de prefeitos e vereadores. A corrida eleitoral, entretanto, ainda pode ser estendida nas cidades com mais de 200 mil habitantes, pois nelas há a possibilidade de segundo turno para o cargo de prefeito.

PUB

 

Nestes municípios maiores, a Constituição Federal consagra o princípio de que, para assumir o comando do executivo local, o candidato precisa obter maioria absoluta (50% mais um) dos votos válidos. Votos brancos e nulos não entram na conta. Essa é uma maneira de conferir maior legitimidade popular ao eleito.

Se nenhum candidato alcançar essa maioria absoluta no primeiro turno nas cidades com mais 200 mil habitantes, é adotado o mesmo procedimento das eleições para presidente e governador: a realização, em até 20 dias, de um segundo turno, no qual se enfrentam somente os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

Como no segundo turno há somente dois candidatos, aquele que receber mais votos automaticamente atenderá ao critério constitucional de obter a maioria absoluta dos votos válidos para assumir cargo executivo.  

Nas eleições municipais de 2016, por exemplo, houve segundo turno em 55 cidades, de 11 estados, das quais 18 eram capitais. Neste ano, o segundo turno, onde houver, está marcado para 29 de novembro, duas semanas após o primeiro pleito.

Vale lembrar que, para a Justiça Eleitoral, cada turno de votação é tratado como uma eleição separada, exigindo do eleitor procedimentos independentes. Isso permite, por exemplo, que mesmo se não votar no primeiro turno o eleitor possa votar no segundo, sem nenhum impedimento.  

Como o voto é obrigatório, o eleitor que não comparecer à zona eleitoral também deve ficar atento na hora de se justificar. Como cada turno é tratado como uma eleição distinta, nos municípios em que houver o segundo dia de votação, quem faltar nas duas datas também precisa realizar o procedimento duas vezes. O acúmulo de três faltas pode levar à suspensão do título de eleitor.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica São Paulo Há 15 Horas

Adolescente de SP que matou pais e irmã e diz que "faria tudo de novo"

fama Jojo Todynho Há 15 Horas

Jojo Todynho impressiona internautas ao mostrar as novas curvas

fama Faustão Há 15 Horas

Faustão faz 1ª aparição no aniversário do filho, após transplante de rim

mundo EUA Há 16 Horas

Garota de programa com HIV é presa após atender centenas de homens

mundo Espanha Há 14 Horas

Pai das crianças mortas pelo avô na Espanha é internado e sedado

mundo Suíça Há 15 Horas

Noiva emerge de cubo de gelo e surpreende convidados; veja as fotos

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Marlene Mattos responde acusações de Cátia Paganote, ex-Paquita da Xuxa

justica Kawara Há 16 Horas

Modelo e artista plástica; conheça Kawara presa por stalkear médico em MG

fama Nattan Há 16 Horas

Henrique e Juliano 'sequestram' cães de Nattan e causam alvoroço na web

esporte Ranking Há 14 Horas

Revista elege o Top 10: Melhores jogadores da história do futebol europeu