No Uruguai, Brasil tem seu 1º grande desafio nas eliminatórias

Derrotados pelo time verde-amarelo, Peru, Venezuela e Bolívia são os últimos colocados na tabela sul-americana

© Getty Images

Esporte URUGUAI-BRASIL 17/11/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A seleção brasileira começou sua campanha nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 com três vitórias, algo que não conseguia desde a caminhada para o Mundial de 1982. Mesmo assim, há questionamentos ao trabalho, devido à fragilidade dos adversários enfrentados.

PUB

 

Derrotados pelo time verde-amarelo, Peru, Venezuela e Bolívia são os últimos colocados na tabela sul-americana. Juntos, somam um ponto em três rodadas. Mas o desafio que se apresenta agora aos comandados de Tite promete ser mais complicado.

Nesta terça-feira, às 20h (de Brasília), o Brasil vai enfrentar o Uruguai, no estádio Centenário, em Montevidéu.

O confronto será exibido na plataforma de streaming EI Plus. Ainda há negociações para tentar levar a partida para a TV aberta, mas nenhum acordo havia sido fechado até a conclusão desta edição.

Os uruguaios vêm de triunfo por 3 a 0 sobre a Colômbia, fora de casa, e esperam dar sequência ao bom momento.

Já a equipe brasileira vem de uma suada vitória por 1 a 0 sobre a ainda zerada Venezuela, em São Paulo. Houve muita dificuldade para furar a retranca dos visitantes até que Roberto Firmino balançasse a rede no segundo tempo.

"Nós fizemos as três vitórias, sim, contra as três últimas seleções da classificação. Nas duas primeiras, criando e fazendo muitos gols, jogando bonito e tendo resultado. Na terceira, não deu para jogar bonito, mas teve consistência e teve vitória", afirmou Tite.

"Agora, vamos enfrentar o Uruguai, um time que vem sólido. É tradicionalmente um clássico, que envolve uma gama de fatores, como as camisetas pesadas, os atletas de alto nível e o nosso processo de afirmação", acrescentou.

Nesse processo, ao menos neste momento, o gaúcho não pode contar com Neymar, que chegou a se juntar ao grupo, mas não conseguiu se recuperar de uma lesão muscular. Há ainda vários outros desfalques, sendo Casemiro e Philippe Coutinho os outros titulares ausentes.

A escalação deverá ser a mesma utilizada diante dos venezuelanos. A única dúvida é o volante Allan, que reclamou de dores musculares e pode dar lugar para Arthur.

Do lado uruguaio, também há baixas importantes. O atacante Suárez recebeu diagnóstico de Covid-19 nesta segunda (16) e está fora. Pelo mesmo motivo, não entrará em campo o lateral esquerdo Viña, do Palmeiras.

O ataque armado por Oscar Tabárez, assim, estará mais concentrado em Edinson Cavani, que receberá cuidados defensivos constantes.

Se há preocupação com o ataque uruguaio, há também a expectativa de uma partida aberta. A equipe celeste jogará em casa e certamente terá um comportamento mais ofensivo do que o exibido pela Venezuela em São Paulo.

"É um jogo de características diferentes. Nós vamos ser mais exigidos defensivamente do que fomos no último jogo. Paralelamente a isso, nós vamos ter mais espaços para criações ofensivas", afirmou o técnico Tite.

O treinador apostará novamente no flamenguista Everton Ribeiro, que fez uma boa partida na sexta-feira apesar das dificuldades da equipe. Ele será o principal armador, contando com a ajuda do volante Douglas Luiz e as subidas do lateral Renan Lodi. Na frente, estarão Gabriel Jesus, Richarlison e Firmino.

URUGUAICampaña; Cáceres, Giménez, Godín, Oliveros; Betancur, Torreira, De La Cruz, Nández; Darwin Nuñez (Jonathan Rodríguez), Cavani. T.: Óscar Tabarez

BRASILEderson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva, Renan Lodi; Allan (Arthur), Douglas Luiz, Everton Ribeiro; Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Richarlison.

T.: Tite

Estádio: Centenário, em Montevidéu (Uruguai)Horário: 20h desta terça-feiraJuiz: Roberto Tobar (Chile)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 19 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 18 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 22 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 18 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 19 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 21 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 19 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 21 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes