Coronavírus presente na Itália desde setembro de 2019, afirma estudo

Novo estudo traz novidades sobre a disseminação do coronavírus

© Shutterstock

Mundo Pandemia 17/11/20 POR NMBR

À medida que os casos de SARS-CoV-2 aumentam  por todo o mundo, registrando-se atualmente mais de 55 milhões de infectados, os cientistas têm tentado entender de que forma o vírus letal começou a se propagar. 

PUB

 

E agora, um novo estudo afirma que o novo coronavírus poderá estar a circular na Itália desde setembro de 2019. 

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nazionale dei Tumori di Milano (INT), em Milão, aponta que a Covid-19 pode ter começado a disseminar-se além da China previamente ao que se havia pensado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o novo coronavírus era desconhecido antes do surto reportado em Wuhan, na China, em dezembro.

Sendo que o primeiro doente com Covid-19 na Itália foi oficialmente detectado no dia 21 de fevereiro perto de Milão, na região da Lombardia. 

Todavia, segundo o estudo realizado pelos cientistas italianos, publicado na revista científica do INT Tumori Journal, 11,6% de 959 voluntários saudáveis que participaram num ensaio clínico de rastreio de câncer do pulmão entre setembro de 2019 e Março de 2020, já haviam desenvolvido anticorpos do coronavírus bem antes de fevereiro. 

Um teste específico e adicional relativo aos anticorpos do SARS-CoV-2 foi realizado pela Universidade de Siena para a mesma pesquisa, de título 'A inesperada detecção de anticorpos do SARS-CoV-2 no período pré-pandemia na Itália'. 

O trabalho realizado pela Universidade de Siena identificou quatro casos datados da primeira semana outubro que também haviam testado positivo para os anticorpos que neutralizam o vírus, o que significa que os indivíduos estariam infectados em setembro, conforme explicou o co-autor do estudo Giovanni Apolone, em declarações à Reuters.

"Esta é a principal descoberta: pessoas sem sintomas não só testaram positivo após realizarem os testes sorológicos, mas também tinham anticorpos no organismo capazes de matar o vírus", disse Apolone.

"Tal significa que o novo coronavírus pode circular entre a população por um longo período de tempo e com um baixo índice de mortalidade não porque está a desaparecer, mas apenas para voltar a emergir", acrescentou. 

Já no mês de março pesquisadores italianos haviam reportado um número superior ao normal de casos de pneumonia e gripe grave na zona da Lombardia nos últimos meses de 2019, um indicador de que o coronavírus SARS-CoV-2 já estaria presente naquele país. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula