Saiba qual alimento é o melhor amigo do seu coração. Tem em casa?

Uma nova pesquisa realizada com mais de 600 idosos saudáveis apurou que comer nozes regularmente pode contribuir para prevenir a ocorrência de inflamações crônicas, promovendo consequentemente a saúde coronária

© Shutterstock

Lifestyle Saúde cardiovascular 17/11/20 POR NMBR

O estudo realizado pela organização Walnuts and Healthy Aging (WAHA), publicado no Journal of the American College of Cardiology, aponta que indivíduos entre os 60 e 70 anos que ingerem nozes com frequência apresentam um menor risco de sofrer de inflamações ou que estas incidam de forma ligeira, o que significa uma probabilidade menor de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, comparativamente a quem não consome o fruto seco, reporta um artigo publicado na revista Galileu. 

PUB

 

O estudo realizado por pesquisadores e médicos do Hospital Clínico de Barcelona, na Espanha, em parceria com a Universidade Loma Linda, dos Estados Unidos, examinou mais de 600 idosos saudáveis, que foram divididos em dois grupos. Um dos grupos ingeriu entre 30g e 60g de nozes diariamente e outros não comeram o fruto durante dois anos. 

Os idosos que ingeriram nozes registraram, conforme explica a Galileu, resultados anti-inflamatórios significativos na sua saúde. Os seus marcadores inflamatórios na corrente sanguínea apresentaram uma diminuição até 11,5%, incluindo a citocina pró-inflamatória interleucina-1β cuja inativação foi altamente associada a níveis reduzidos de doenças cardíacas.

Emilio Ros, líder do estudo, afirmou: "a inflamação a curto prazo ajuda-nos a curar feridas e a combater infecções, mas a inflamação que persiste com o tempo (crônica) — causada por fatores como dieta inadequada, obesidade, estresse e pressão alta — é prejudicial, principalmente no que diz respeito às doenças cardiovasculares". 

"As nozes têm uma mistura ideal de nutrientes essenciais, como o ácido alfa-linoléico ômega-3, ou ALA (2,5g/oz), e outros componentes altamente bioativos, como os polifenóis, que provavelmente desempenham um papel na ação anti-efeito inflamatório e outros benefícios para a saúde", disse o especialista. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Fake News Há 2 Horas

Instagram sinaliza como 'fake news' postagem de Regina Duarte sobre o RS

justica São José dos Campos Há 23 Horas

Homem é espancado até a morte em terminal rodoviário; testemunhas não interferem

mundo Óbito Há 4 Horas

Morre o Presidente do Irã Ebrahim Raisi em tragédia de avião

tech Celular Há 22 Horas

Celular não deve carregar a noite toda? Veja três mitos sobre baterias

fama São Paulo Há 20 Horas

Roque, diretor de auditório do SBT, é internado em SP

mundo SAÚDE-DIABETES Há 22 Horas

Mulher usa remédio de diabetes para emagrecer e é socorrida por criança

mundo Irã Há 21 Horas

Helicóptero que transportava presidente do Irã faz “pouso forçado"

lifestyle Astrologia Há 21 Horas

Signos que são compatíveis com todos os tipos de pessoas

lifestyle Signos Há 22 Horas

Estes signos se apaixonam rapidamente! É o seu caso?

fama Saúde Há 2 Horas

Tony Ramos é submetido a nova cirurgia após novos hematomas no crânio