Beto Freitas foi pai precoce, filho presente e marido errático

Beto era o segundo filho de um casal dedicado à família. Após a morte da mãe, há cerca de três anos, Beto se aproximou ainda mais do pai, aposentado e pastor há cerca de quatro ano

© null

Brasil BETO-FREITAS 22/11/20 POR Folhapress

PORTO ALEGRE , RS (FOLHAPRESS) - No sepultamento do corpo de João Alberto Silveira Freitas, 40, o Beto Freitas ou Nego Freitas, assassinado por seguranças em um Carrefour de Porto Alegre, vozes de amigos e familiares entoavam a canção "A Alma Abatida", o Salmo 193 da Harpa Híbrida.

PUB

A música foi escolhida por seu pai, o pastor João Batista Rodrigues Freitas, 65, e fala sobre como buscar conforto em Deus: "Terás em breve as dores findas/ No dia alegre da Sua vinda/ Se Cristo tarda, espera ainda/ Mais um pouquinho e O verás."

Beto era o segundo filho de um casal dedicado à família. Após a morte da mãe, há cerca de três anos, Beto se aproximou ainda mais do pai, aposentado e pastor há cerca de quatro anos. "Eu acordava e ligava para ele todo dia. A gente se falava duas vezes por dia e nos víamos sempre", conta.

Nascido em 1980, Beto foi uma criança que gostava de estudar. Quando quebrou o fêmur, aos sete anos, passou seis meses sem poder ir à escola. "Mesmo assim passou de ano, sabia?", disse Batista.

O aposentado recebeu a reportagem em sua casa no bairro dos Farrapos, na zona norte de Porto Alegre, trajando uma camiseta preta com os dizeres "Vidas Negras Importam" e um violão para canhotos na mão. "Precisava tocar, isso aqui me distrai", diz ao apontar para o instrumento.

O filho do pastor cresceu sob olhos atentos. A mãe, Berenice Silveiras Freitas, não gostava que Beto e sua irmã brincassem sozinhos na rua. "Quando fez 18 anos não dava mais para segurar, né? Ele ia para os bailinhos. Acho que foi assim que conheceu a mãe dos três filhos mais novos", conta Batista.

Pai jovem, a primeira filha de Beto, Thaís Freitas, nasceu quando ele tinha entre 17 e 18 anos. Ele e a mãe de Thaís, Rita de Cássia do Amaral, 40, namoravam desde a época do colégio, mas nunca chegaram a oficializar um relacionamento ou morar juntos.

Ao tornar-se pai, Beto foi matriculado por Batista em um curso de mecânica de máquinas pesadas e depois em outro curso de mecânica de automóveis, o que permitiu que Beto trabalhasse em oficinas por um tempo.

Beto também trabalhou com serviços gerais, com foco em jardinagem, e em uma empresa terceirizada dos Correios.

A segunda esposa de Beto, Marilene Santos Manuel, 40, com quem teve três filhos, rendeu-lhe o relacionamento mais duradouro. Foram quase 20 anos juntos. No fim, no entanto, as brigas do casal eram constantes e culminaram em violência doméstica.

Beto foi preso duas vezes, enquadrado na Lei Maria da Penha, por agredir a companheira. Passou seis meses preso e, quando saiu, não podia mais se aproximar dela devido a uma medida restritiva. "Foi quando ele foi morar com a Milena", explica Batista.

Devido ao casamento, Beto não participou tanto da vida de Thaís. A jovem contou à reportagem que via o pai quando passava um tempo com a avó paterna. "Ele passava na casa da minha avó para me dar um oi quando eu estava lá". A relação entre pai e filha ganhou um pouco mais de proximidade após o nascimento da filha de Thaís, a única neta de Beto. "Ele buscava ela para passar um tempo com ele", diz.

A paixão de Beto Freitas era o futebol. Gremista quando novo, ele trocou de time e passou a torcer pelo Esporte Clube São José, time da Série C do Campeonato Brasileiro. Beto passou a fazer parte da torcida organizada do time, Os Farrapos.

Foi graças ao pai que Beto descobriu o amor pelo futebol. Ainda criança, jogava bola num pequeno campo de grama que, ao chover, tornava-se um mar de lama. Foi neste campo, na zona norte da cidade, que ele quebrou o fêmur no dia em que estreava o seu tênis Kichute, o único modelo pelo qual o pai podia pagar.

As lembranças do filho emocionaram João Batista, que durante a entrevista pegou o violão e interpretou o Salmo 193, o mesmo entoado no cortejo fúnebre horas antes no cemitério São João, onde foi velado com a aliança do casamento que estava marcado para acontecer em dezembro.

A morte de Beto chocou o país. Segundo seu pai, não há dúvidas de que se trata de um caso de racismo. Nego Beto morreu a apenas algumas horas do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data marcada pela luta por direitos e equidade racial entre negros e brancos.

De acordo com o Atlas da Violência, feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2018, 43.890 negros foram assassinados no Brasil, o equivalente a 120 pessoas por dia ou 5 por hora. Na prática, a cada 12 minutos uma pessoa negra foi assassinada naquele ano.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia