Escolas criam aplicativos que auxiliam saúde mental e coleta de lixo

Unidades localizadas em Mogi das Cruzes e São Carlos venceram em primeiro e segundo lugares no hackathon do Movimento Inova 2020

© Shutterstock

Tech São Paulo 24/11/20 POR NMBR

As Escolas Estaduais Professora Adelaide Maria de Barros, em Mogi das Cruzes, e Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos, desenvolveram aplicativos que colaboram com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Ambos foram premiados com o primeiro e segundo lugares no hackathon do Movimento Inova, promovido pela Secretaria da Educação, que visa incentivar e valorizar a utilização de tecnologia em sala de aula.

PUB

Os alunos e professores da EE Professora Adelaide Maria de Barros, em Mogi das Cruzes, criaram o aplicativo “Mente Saudável”, que tem o objetivo de auxiliar alunos e professores na busca de atendimento para a saúde mental. Já a Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha criou o aplicativo “Juntos acabaremos com o desperdício” que conecta as escolas da Diretoria de Ensino de São Carlos com as empresas que compram itens recicláveis.

Deide Wander, professor orientador do projeto “Mente Saudável”, explica que a ideia surgiu durante uma live com os líderes de turma. “Os alunos disseram que estavam se sentindo meio tristes durante esse período de isolamento e alguns professores também compartilharam o que estavam sentindo”, afirma Wander.

Pensando em algo para poder ajudar a escola a detectar os níveis de sofrimento de uma forma mais rápida, a equipe desenvolveu o aplicativo.

Para o desenvolvimento, os alunos, juntamente com os professores Deide Wander e Fabiano Souza elaboraram um questionário de 32 perguntas baseadas no currículo do Conviva SP e estudos da Escola SaudávelMente, de Portugal. As respostas resultam em três níveis: estável, alerta e atenção. Dependendo do nível que o aluno tira, é recomendado o atendimento em saúde mental na unidade mais próxima de sua localização, que é fornecida ao aplicativo após autorização.

A escola também realizou uma parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes para atendimento de alunos e professores. O aplicativo foi vencedor no hackathon do Inova Educação 2020, que ocorreu em outubro. A intenção é que seja disponibilizado para toda a rede após finalizado.

Coleta de materiais recicláveis

A Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada em São Carlos, criou um aplicativo “Juntos acabaremos com o desperdício”.

O objetivo é o de unir as escolas da Diretoria de Ensino com as empresas que compram reciclados. O valor arrecadado com a venda do material será revertido para o Grêmio Estudantil, comissões de formatura para 3º e 9º ano do Ensino Fundamental e para a Associação de Pais e Mestres da escola. Se cada aluno levar uma garrafa pet por dia, o acumulado no fim do mês será de 56 reais.

O aplicativo foi desenvolvido pelas alunas Letícia Carrera Fonseca, Victoria Heloisa O. Silveira, Hayssa Luisi da Silva, Bianca Santos da Silva.

Com informações do Governo do Estado de São Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Bioparc Há 7 mins

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo Guerra Há 23 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

esporte França Há 23 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt

mundo Miss Há 21 Horas

Adolescente americana com Down faz história ao ganhar concurso de miss

fama Cláudia Raia Há 18 Horas

Cláudia Raia mostra imagens encantadoras do marido e do filho: "Amo"

mundo Israel/Palestina Há 23 Horas

Israel assume controle da fronteira entre Gaza e Egito em Rafah

fama Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Irmão rebate críticas sobre rifa de violão de Marília Mendonça

fama CHUVA-RS Há 20 Horas

Cintia Dicker se emociona com viagem de Pedro Scooby para Rio Grande do Sul

justica Minas Gerais Há 20 Horas

Enteada denuncia padrasto em carta e homem é preso em Patos de Minas