Datafolha em São Paulo: Vice de Covas é desconhecido e visto como pior escolha do que Erundina

A pesquisa foi encomendada pela Folha de S.Paulo e tem o número SP-0985/2020 no Tribunal Regional Eleitoral. O nível de confiança utilizado é de 95%

© Reprodução-Facebook

Política PESQUISA-DATAFOLHA-SP 25/11/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma das pedras no sapato da campanha de Bruno Covas (PSDB) à Prefeitura de São Paulo, seu vice Ricardo Nunes (MDB) é um desconhecido para a ampla maioria de seus eleitores: só 6% ouviram falar de seu nome.

PUB

Entre eles, o vereador que enfrenta acusações de envolvimento com irregularidades em creches é aprovado como opção de vice por 35%, enquanto 36% acham a escolha regular e 6%, ruim ou péssima.

É o que revela pesquisa do Datafolha, feita com 1.260 paulistanos e paulistanas na segunda (23), com margem de erro de três pontos percentuais. No levantamento, Covas tem 55% das intenções de votos válidos.

Na mão inversa, a escolha de Luiza Erundina (PSOL) para compor a chapa de seu correligionário Guilherme Boulos (45% dos válidos) foi mais acertada aos olhos do eleitorado do candidato.

Ex-prefeita da cidade (1989-1992) pelo PT, Erundina é muito mais conhecida: 68% dos eleitores de Boulos citam seu nome. Entre eles, 81% consideram a escolha acertada, 14% a veem como regular e apenas 4%, como ruim ou péssima.

A propaganda do PSOL e Boulos, sempre que pode, buscam associar a imagem de Erundina, atrás de um lastro de experiência ao candidato a prefeito, nunca eleito a nada. A tática tem seus riscos, dado que a ex-prefeita deixou o cargo com apenas 20% de aprovação.

Do lado tucano, a situação é mais complexa. Nunes não era a opção de Covas para o cargo –ele negociou até a véspera da campanha um nome com Celso Russomanno (Republicanos), que por fim lançou-se candidato, e defendia uma chapa puro-sangue tucana.

O governador João Doria (PSDB), fiador da coalizão de 11 partidos em torno de Covas, buscou um nome do MDB. No horizonte, a formação em nível estadual de uma aliança também com o DEM, já na sua vice no governo, que pudesse ser embrião de um acordo para sua candidatura à Presidência em 2022.

Covas disse, no programa Roda Viva (TV Cultura) na segunda (23), que fez a escolha por Nunes, mas confirmou que ele não era sua preferência.

Para complicar, o nome do vice foi envolvido em casos potencialmente danosos. Uma antiga acusação de violência doméstica de sua mulher, já superada, foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo. Depois, foi demonstrada a ligação de Nunes com empresas investigadas por suposta irregularidade no fornecimento de creches conveniadas à prefeitura.

Covas diz que tudo não passa de campanha difamatória e que confia em seu vice. Mas o tema se tornou incontornável em entrevistas e debates, gerando desconforto.

A campanha tratou de esconder a imagem de Nunes, de resto um desconhecido do grande público, resultando no baixo conhecimento de seu nome atestado pelo Datafolha.

A pesquisa foi encomendada pela Folha de S.Paulo e tem o número SP-0985/2020 no Tribunal Regional Eleitoral. O nível de confiança utilizado é de 95%.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 12 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

mundo EUA Há 14 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Brasil Há 11 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech Espaço Há 13 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

fama Bastidores da TV Há 11 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama MADONNA-RIO Há 13 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

tech WhatsApp Há 12 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Brad Pitt Há 10 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana