Governador do Rio Grande do Sul diz que estado vive 2ª onda de Covid-19

Segundo o mapa preliminar, todas regiões do estado estão sob a bandeira vermelha, ou seja, risco alto para a doença.

© Reprodução- Governo do Rio Grande do Sul

Brasil CORONAVÍRUS-RS 27/11/20 POR Folhapress

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) - O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), afirmou nesta sexta-feira (27) que o Rio Grande do Sul está vivendo uma segunda onda de Covid-19. A declaração foi dada ao anunciar o mapa de risco do estado.

PUB

Segundo o mapa preliminar, todas regiões do estado estão sob a bandeira vermelha, ou seja, risco alto para a doença. Os municípios podem recorrer da classificação, que passa a valer na próxima terça-feira (1º) após a análise dos recursos.

"É um alerta que se apresenta para o nosso estado, na mesma direção do que está acontecendo em outros estados do Brasil. Estamos, de fato, vivendo uma segunda onda de coronavírus aqui no Rio Grande do Sul, como outras regiões estão vivendo", disse o governador.

Na última semana, houve um aumento de 26% de internações em SP por Covid-19, um indicador importante para indicar a direção da epidemia. A taxa de ocupação de leitos de UTI, que permaneceu por semanas consistentemente abaixo de 43%, atingiu nesta semana 47,4% no estado e 55,2% na Grande São Paulo.

No Rio de Janeiro, os sistemas de saúde público e privado estão pela segunda vez à beira de um colapso, fazendo médicos e enfermeiros temerem os dias de desespero que viveram em abril e maio.

Leite pediu que os gaúchos evitem aglomerações e contatos desnecessários. O governador anunciou que se reunirá com representantes dos municípios para adotar protocolos para a "economia continuar girando", mas também chamando todos à responsabilidade para que evitemos o agravamento desta situação".

"Estamos chegando ao final do ano, período no qual as pessoas gostam de se reunir, de confraternizar, de fazer o popular amigo secreto. Se tem amigo secreto, tem um inimigo bem conhecido, invisível, que é o coronavírus", disse.

Segundo o governo, o estado está no pior momento da pandemia – com 1.177 pacientes hospitalizados e 770 internados em UTIs – e com o menor número de leitos livres desde maio, quando iniciou o modelo de distanciamento controlado.

O Rio Grande do Sul registrou até agora 6.725 mortes por Covid-19 e 311.12 casos confirmados, e 80,8% dos leitos de UTI estão ocupados até esta sexta. Todas as 497 cidades gaúchas registraram casos da doença.

Porto Alegre registrou 1.511 mortes, 55.772 casos confirmados e ocupação de 89,13% dos leitos até a última sexta-feira.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

mundo EUA Há 11 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 9 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama Bastidores da TV Há 9 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

tech Espaço Há 11 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

tech WhatsApp Há 10 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Brad Pitt Há 8 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

lifestyle Sintomas Há 20 Horas

Sente alguma dessas coisas? Você pode estar com problemas no coração