Não vou rivalizar com Bolsonaro e farei mais política, afirma Paes

Não vou rivalizar com Bolsonaro e farei mais política, afirma Paes

© Paes lidera com 30% das intenções de voto no rio, diz Datafolha

Política Rio de Janeiro 01/12/20 POR Folhapress

ITALO NOGUEIRA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), quer ter uma atuação político-partidária maior do que teve em outros momentos da carreira.

PUB

À reportagem nesta segunda-feira (30) defendeu que a sigla apoie um "quadro da política" para a Presidência em 2022. Ao mesmo tempo, elogia o apresentador Luciano Huck, que tem conversado com o DEM, mas indica resistência ao ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro.

Apresenta-se também como defensor da ampliação de negros e mulheres na sigla, bem como em seu próprio secretariado –até o momento, anunciou três brancos. Mas a atuação política tem um limite: a gestão de Jair Bolsonaro: "Não vou rivalizar com o ele".

Apesar dos constantes atritos entre Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), seu fiel aliado, Paes evita apontar o presidente da República como um dos radicais derrotados que descreveu em sua fala de vitória.

"Eu já falei com ele hoje. Foi muito gentil comigo."

Por sua vez, comparou o perfil dos derrotados com o governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). "Essa coisa do novato não dá certo. Não conhece a realidade das pessoas, nunca pediu voto. Tem um certo grau de arrogância", disse.Pergunta - O sr. disse que o resultado da eleição era um sinal contra o radicalismo. Quem está radicalizando no país?

Eduardo Paes - Não vou ficar dando nomes e adjetivando. A partir de 2013, vivemos um cenário de muito ódio, de pouco diálogo, que fez mal. Essa coisa do novato, do sujeito que vem de outra atividade e de repente vira governante, não dá certo. Não conhece a realidade das pessoas, nunca pediu voto. Tem certo grau de arrogância.

O Witzel talvez seja o que mais represente isso. De certa forma, o próprio perfil da Dilma, de ter dificuldade de dialogar com diversos atores. Tinha uma vida política, mas nunca tinha disputado eleição.

O discurso foi lido como um recado a Bolsonaro.

EP - Não tive intenção de dar recado para ninguém. Fiz uma constatação das eleições do país.

O sr. o vê como radical?

EP - Eu já falei com ele hoje. Foi muito gentil comigo e tenho certeza que vamos ter muito diálogo.

Como foi a conversa?

EP - Foi boa, rápida. Obviamente fiz uma brincadeira. Falei: "Não consegui te livrar do Witzel, mas te livrei do Crivella". Ele disse: "Passa aqui, toma um café comigo". Vou com prazer.

Que papel o DEM vai ter em 2022, e qual será o seu?

EP - Vou fazer mais política do que fiz nos outros mandatos. Temos duas figuras do DEM que são o presidente [da Câmara] Rodrigo Maia e o presidente [do DEM] ACM Neto. Mas vou palpitar e ajudar. Quero atuar mais aqui. Se o [governador interino] Cláudio Castro for bem, talvez apoiar [a reeleição]. O Rio precisa sair desse lamaçal em que se enfiou.

O sr. diz que quer participar mais da vida partidária, mas Bolsonaro tem se mostrado pouco receptivo a pessoas com planos diferentes do dele, como [os governadores] João Doria (PSDB-SP) e Flávio Dino (PC do B-MA). Pode afetar sua relação com ele?

EP - Não vou rivalizar com o Bolsonaro.

Mas ele pode rivalizar com o sr.

EP - Não vai. Sou prefeito da cidade dele. Ele vai querer ajudar a cidade dele.

Que cara o DEM deve ter para 2022?

EP - Há articulação com Huck, Moro, do outro lado Ciro [Gomes]"¦ Tem que ter um caminho próprio com quadros da política, com capacidade de se articular e dialogar.

Um nome da política exclui Huck e Moro?

EP - Huck é um cara de muito diálogo. Faz da vida dele relações públicas, que é um pouco a coisa da política. Isso de ajudar as pessoas permite a ele conhecer um pouco a realidade do país. Moro é juiz. Uma vez juiz, sempre juiz.

Uma aproximação com o PDT está distante?

EP - O PDT perdeu duas oportunidades aqui no Rio para sinalizar uma aliança. Em 2018 lançaram o Pedro Fernandes e agora a Martha [Rocha]. O PDT, pelo histórico que tínhamos, poderia ter caminhado junto. Até simpatizo com o Ciro, me dou bem com ele. Mas não vejo sinais de um partido que queira aliança.

O sr. por muito tempo teve aliança com partidos de esquerda, como o PT. Como viu esse mau resultado dele?

EP - Houve uma vitória do centro político, de equilíbrio e diálogo. A esquerda ficou por muito tempo no poder. Mas continuo tendo ótimo diálogo com o PT e o PC do B. Nessas duas últimas eleições, se abriu uma porta de diálogo com o PSOL. São oposição, mas têm uma linha de diálogo.

Após duas derrotas, o sr. vê essa vitória como um recomeço?

EP - Não é um recomeço. Eu não saí da política. Só tive que me sustentar.

Recomeço porque o sr. chegou a ter o nome cogitado para a Presidência e hoje...

EP - Política é assim. Só quem não conhece esse negócio que se deprime ou se anima demais. A política é feita de altos e baixos. Tem que ser resiliente.

O sr. vai assumir o mandato numa situação jurídica mais delicada, réu [por corrupção] em duas ações penais. Por que acha que a operação policial na véspera da campanha não o afetou politicamente?

EP - Não sei se não afetou. Talvez eu ganhasse no primeiro turno. Todos na vida pública temos que responder pelos nossos atos. Mas as pessoas começaram a perceber que algumas dessas operações tinham certo viés político. Por que vai fazer uma busca e apreensão na minha casa por um fato que supostamente ocorreu em 2012? Não faz muito sentido. Não estou contestando o trabalho que o Ministério Público e a Justiça têm que desenvolver. Mas não podemos perder a credibilidade do sistema judicial. As pessoas começaram a perceber isso, e é muito ruim.

Estou nomeando um secretário de Saúde [Daniel Soranz] que tem uma ação de improbidade porque é impossível um cara passar mais que três dias num cargo do Executivo e não ter uma ação de improbidade.

Uma ação penal tem gravidade maior.

EP - Sem dúvida. Já fui réu em ação penal. Fui absolvido em duas. Uma por incentivo a boca de urna, e o cara [promotor] queria fazer transação penal, que eu marcasse ponto em Queimados [na Baixada Fluminense] a cada 15 dias. Claro que é desconfortável.

O sr. ressalta o fato de os delatores dizerem que o sr. não pediu propina. Mas eles também dizem que o sr. recebeu caixa dois. Por que eles [supostamente] falam a verdade num caso e mentem no outro?

EP - Não fiz caixa dois nas minhas campanhas. E a minha sensação com esses caras é que nem eles sabem que campanhas ajudaram. Parece que o controle era meio frágil.

No fim da campanha o Crivella disse que o sr. será preso.

EP - A gente não estava na rua. Se fosse na rua, eu e ele, levava um murro na cara. Falou no debate. Entendi como desespero.

O sr. diz que quer fazer um governo antirracista. Como será?

EP - É ter negros no primeiro escalão. O preconceito está muito enraizado, e o antirracismo chama a nossa atenção para aquilo que a gente nem percebe. Se olhar os meus primeiros governos, não tive negros no meu primeiro escalão. Não fui antirracista. Agora tenho que ser afirmativo.

O DEM também precisa ampliar esse espaço?

EP - Acho que sim, temos que aumentar a participação de negros e mulheres. Até por essa minha convivência com partidos de esquerda, aprendi muito isso.

Rodrigo Maia deve ser reeleito para a Câmara?

EP - É uma necessidade para o Brasil. Nesses tempos confusos, ele tem se mostrado uma espécie de senhor do equilíbrio.

Mas tem sofrido com Bolsonaro e seus filhos.

EP - Quem disse que ele não deve ter sofrido com Michel Temer também? O papel de protagonismo traz alegrias e problemas.

O nível é outro de ataque.

EP - Enfim...RAIO-X

Eduardo Paes, 51

Prefeito eleito do Rio de Janeiro. Administrou a cidade por dois mandatos, entre 2009 e 2016. Foi secretário estadual de Turismo,

Esporte e Lazer (2007 e 2008), deputado federal (1999 a 2007) e vereador (1997 a 1998)

"Todos na vida pública temos que responder pelos nossos atos. Mas as pessoas começaram a perceber que algumas dessas operações [policiais] tinham certo viés político.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 6 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

mundo Guangzhou Há 9 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo