Estado de São Paulo já tem 1,1 mi de doses da Coronavac

A remessa de 600 litros a granel do imunizante, recebida hoje, corresponde a 1 milhão de doses

© Procuradoria pede justificativa para cancelamento da compra da Coronavac por Bolsonaro

Brasil Pandemia 03/12/20 POR Estadao Conteudo

O segundo lote de doses da Coronavac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantã, chegou a São Paulo na manhã desta quinta-feira, 3. A remessa de 600 litros a granel do imunizante corresponde a 1 milhão de doses, que serão envasados pelo Butantã nos próximos dias. O Estado já havia recebido 120 mil doses da Coronavac em novembro.

PUB

O acordo entre o governo do Estado, o Instituto Butantã e a Sinovac prevê 46 milhões de doses da vacina. Dessas, 6 milhões vão chegar ao Brasil prontas para aplicação. A empresa chinesa deve enviar matéria-prima para produção, envase e rotulagem das outras 40 milhões de doses no Instituto Butantã.

Ao ser retirado do avião, o lote foi coberto por um banner escrito "A vacina do Brasil". A Coronavac já foi chamada pelo presidente Jair Bolsonaro de "vacina chinesa de João Doria" e é centro de conflitos com o governador de São Paulo.

João Doria (PSDB) esteve no Aeroporto Internacional de Guarulhos para acompanhar a chegada do material com o secretário da Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, e Dimas Covas, presidente do Instituto Butantã. "Viemos receber aqui mais um lote da vacina Coronavac, a vacina do Butantã, a vacina que vai salvar vidas de milhões de brasileiros", disse o governador.

O governador João Doria (PSDB) esteve em Guarulhos para receber o novo lote ao lado do secretário da Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, e Dimas Covas, presidente do Butantã

Segundo o governo, a vacina foi transportada no avião em equipamento refrigerado a temperaturas de 2 ºC a 8 ºC. O processo de envase pode levar de quatro a sete dias. Este lote ainda deve passar por testes de qualidade no Instituto Butantã.

Ainda de acordo com o governo, outras remessas devem chegar nas próximas semanas. Apesar de já acumular 1,1 milhão de doses, o processo de vacinação só pode ser iniciado após a conclusão da última etapa dos testes clínicos, que está em andamento, e consequente aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Dimas Covas ressaltou que o Butantã está trabalhando para "muito em breve podermos produzir integralmente a vacina, mediante processo de transferência de tecnologia por parte da Sinovac".

Os resultados das duas primeiras fases dos testes clínicos da vacina já apontam que a Coronavac é segura e tem capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos. Os dados da última etapa, que determina a eficácia do imunizante, devem ser anunciados nas próximas semanas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula