Ricardo Salles nomeia coronel da PM para chefiar área de multas do Ibama

Foi publicada em Diário Oficial da União a nomeação do tenente-coronel da Polícia Militar de São Paulo Wagner Tadeu Matiota

© Vinícius Mendonça/Ibama

Brasil Meio Ambiente 09/12/20 POR Estadao Conteudo

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, escolheu mais um militar para comandar áreas ligadas à pasta. Nesta quarta-feira, 9, foi publicada em Diário Oficial da União a nomeação do tenente-coronel da Polícia Militar de São Paulo Wagner Tadeu Matiota, para chefiar a área do Ibama responsável por multas ambientais.

PUB

Matiota, que passa a ocupar um cargo de confiança, estará à frente da "Superintendência de Apuração de Infrações Ambientais" do órgão federal. O setor de infrações ambientais do Ibama está entre os mais criticados da gestão ambiental de Salles, após a paralisação das multas determinada pelo ministro.

A nomeação não passou pelo crivo do presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, mas sim do diretor de Planejamento, Administração e Logística, Luis Carlos Hiromi Nagao, a quem Salles tem dado carta branca para tocar as mudanças e operações do Ibama.

Em outubro do ano passado, um decreto (9.760) suspendeu a cobrança de multas até a realização de uma audiência de conciliação com o autuado pelos fiscais. Em tese, a ideia seria fazer com que os órgãos fiscalizadores chegassem a um acordo, sem necessidade de contestação judicial, acelerando a aplicação das sanções. Na prática, um ano depois, o Ibama realizou apenas cinco audiências de um total de 7.205 agendadas. Até dois meses atrás, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) não tniha feito nenhuma. As únicas multas pagas foram as aplicadas antes de a conciliação vigorar.

Essas informações foram divulgadas pela organização Observatório do Clima, a partir de dados fornecidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Um grupo de parlamentares de PT, PSB, PSOL e Rede entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), na tentativa de suspender o decreto liminarmente e anulá-lo após o julgamento.

Desde o início do governo Bolsonaro, Ricardo Salles tem nomeado dezenas de militares da PM, Corpo de Bombeiros e das Forças Armadas para ocuparem cargos de liderança no ministério. Alguns destes, inclusive, já foram exonerados após desentendimentos com o ministro e sua forma de conduzir a pasta.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 7 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

politica CHUVA-RS Há 2 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 11 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 10 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama Bruce Willis Há 11 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

tech Espaço Há 21 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

fama Rio de Janeiro Há 11 Horas

Madonna encerra show histórico em Copacabana com homenagem a Michael Jackson

fama MADONNA-RIO Há 5 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama PAULO-GUSTAVO Há 6 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'