É menos ruim inflação do que desabastecimento, diz Bolsonaro

"Sabemos que a fome é uma péssima conselheira", disse o presidente.

© Alan Santos/PR

Economia ECONOMIA-GOVERNO 10/12/20 POR Folhapress

SANTA VITÓRIA DO PALMAR - PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse na manhã desta quinta-feira (10) que inflação é preferível ao desabastecimento. "É melhor ou menos ruim ter inflação do que desabastecimento", disse Bolsonaro em inauguração de trecho da ponte sobre o rio Guaíba, em Porto Alegre.

PUB

"Se o homem do campo tivesse ficado em casa, teria sido ruim para o país. Sabemos que a fome é uma péssima conselheira", disse o presidente.

"Tivemos aumento anormal em alguns produtos", disse Bolsonaro, citando arroz e soja, como exemplos. Em São Paulo, o quilo do arroz para o consumidor chegou a custar R$ 23 em setembro.

Naquele mês, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) possuía 21.592 toneladas de arroz estocadas, mesmo estoque de 2019. É o menor volume para o mês de setembro em dez anos.

Como mostrou o jornal Folha de S. Paulo, entre 2019 e 2018, a redução foi de 49,8%, considerando o mês de setembro. Porém, comparando o mesmo mês entre 2010 e 2020, a queda foi de 97%, de 990.398 toneladas para 21.592 toneladas.

Todo estoque público do país é guardado no Rio Grande do Sul, em cinco municípios: Uruguaiana, Pelotas, São Borja, Capivari do Sul e Agudo.

"Os parâmetros da atual política econômica não preveem a regulação do abastecimento por meio de estoques públicos. Há atualmente mecanismos mais eficientes e menos onerosos à sociedade, como a alteração da TEC feita recentemente", justifica a Conab. A Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul facilita a importação de arroz.

Além da redução dos estoques, a Conab também extinguiu 27 unidades armazenadoras. Em 2019, eram 92. Agora, restam 65. Procurado pela reportagem, o órgão federal respondeu que os "armazéns desativados apresentavam baixíssima utilização para as ações públicas" e que "existiam necessidades orçamentárias para a manutenção desses imóveis".

O presidente afirmou ainda que o país está "vendo um finalzinho de pandemia". "Nosso governo, levando em conta outros países do mundo, foi o que melhor se saiu no tocante a economia", disse, citando o auxílio emergencial e ajuda a estados e municípios.

O PIB do país registrou aumento no terceiro trimestre, mas ele está relacionado à queda recorde entre abril e junho deste ano.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 21 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 20 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 21 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 14 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 13 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 19 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 19 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 19 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 19 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos