Vestibulando com Covid não deve ir prestar Fuvest nem terá nova chance

A maior novidade é o veto à alimentação durante o exame: nada de lanchinho nas salas

© Shutterstock

Brasil VESTIBULAR-FUVEST 15/12/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Fuvest, instituição responsável por preparar o vestibular da USP (Universidade de São Paulo), divulgou nesta segunda-feira (14) um manual com orientações de biossegurança para os vestibulandos que prestarão a primeira fase da prova, que acontecerá em 10 de janeiro.

PUB

De acordo com o documento, quem testar positivo para o novo coronavírus a partir de 1º de janeiro não deve ir fazer a avaliação. O mesmo vale para candidatos que tiverem contato com alguém infectado a partir da mesma data e para quem suspeita ter a doença. Não haverá prova substitutiva, e o candidato deve entrar em contato com a instituição, que analisará um possível reembolso da taxa de inscrição.

O controle, porém, fica a cargo do próprio vestibulando. A instituição não exigirá exames para admitir os postulantes nos locais de prova nem fará medições de temperatura na porta, porque não considera a prática efetiva. Caso algum vestibulando teste positivo após a realização da prova, deve procurar a Fuvest e informar o ocorrido.

A recente volta à fase amarela de todo o estado no plano de reabertura da economia de São Paulo não alterou substancialmente as orientações e o protocolo de segurança que a Fuvest já adotaria. Como a a prova será aplicada em regiões do estado que já estavam no nível amarelo, o desenho do vestibular já levava em conta restrições mais pesadas.

A maior novidade é o veto à alimentação durante o exame: nada de lanchinho nas salas. Quem quiser comer deverá pedir permissão ao fiscal, que o levará a um local demarcado pela organização. O tempo gasto ali não será reposto na prova.

A Fuvest recomenda que os candidatos levem suas garrafinhas d'água abastecidas. O vestibulando pode ir ao banheiro durante a avaliação. Também é necessário pedir permissão ao fiscal e o trajeto deve ser feito de máscara.

O candidato deverá, aliás, ficar de máscara durante todo o tempo (a entrada sem o acessório é proibida), à exceção da hora da identificação facial, e manter distanciamento de um metro e meio dos colegas.

As classes receberão, no máximo, 40% de sua capacidade total de pessoas. Haverá álcool em gel disponível em todas as salas e o candidato também poderá levar o seu próprio frasco se assim preferir.

A equipe que aplicará a prova utilizará, além da máscara, escudos faciais e luvas.

Os portões serão abertos ao meio-dia, e os candidatos devem se dirigir imediatamente às salas, sem gastar tempo nos corredores, e evitar conversas com outros postulantes. Os vestibulandos terão intervalo maior de tempo para acessar os prédios, para evitar que muitos entrem juntos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 23 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

justica Caraguatatuba Há 23 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 22 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 15 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 23 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 23 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 21 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 21 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 16 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo

esporte Al Hilal Há 22 Horas

Neymar é chamado para desafio especial no Al Hilal; veja o resultado