Senado aprova projeto que renegocia dívida dos Estados por 55 votos a 1

O plano busca trazer soluções para os Estados mais endividados (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul), os que não conseguem crédito com aval da União

© Getty Images

Economia Senado 16/12/20 POR Estadao Conteudo

O Senado aprovou na noite desta terça-feira, 15, em uma votação relâmpago, o projeto que prevê a renegociação de dívidas dos Estados com a União logo após aprovação do texto na Câmara, sem alterações no texto. Com isso, a proposta de socorro financeiro será enviada para sanção do presidente Jair Bolsonaro. O texto foi aprovado por 55 votos a 1 - apenas o senador Lucas Barreto (PSD-AP) votou contra.

PUB

A medida estabelece o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), um socorro para Estados que não têm o nível de endividamento tão alto, mas que têm dificuldade para pagar servidores e fornecedores. Como contrapartida, será exigido um corte de, pelo menos, 20% de incentivos fiscais nos três primeiros anos. O projeto foi aprovado pelos senadores antes mesmo de o texto ficar público no sistema de tramitação do Senado.

O plano busca trazer soluções para os Estados mais endividados (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul), os que não conseguem crédito com aval da União e os que não conseguiram cumprir o teto de gastos, que impede que as despesas cresçam em ritmo superior à inflação. Dos 20 Estados que adotaram a regra como contrapartida à renegociação da dívida em 2016, 11 não cumpriram a regra em 2019, segundo dados do Tesouro.

O senador Carlos Portinho (PSD-RJ) pediu veto do presidente Jair Bolsonaro a um dispositivo que impede os governos regionais usarem os recursos obtidos com a privatização de empresas públicas para despesas correntes. O dinheiro poderá ser usado para o pagamento da folha de aposentados. O dispositivo, incluído pela Câmara no dia da votação, impede o governo do Rio de Janeiro de usar recursos da venda da Cedae para investimentos. "Isso não dá ao Rio de Janeiro ainda o fôlego que ele precisa", afirmou o parlamentar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Violência Há 3 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

esporte Óbito Há 21 mins

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 23 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

fama Televisão Há 17 Horas

Viih Tube e Eliezer anunciam gravidez de segundo filho ao vivo na Globo

fama DANIEL-FILHO Há 17 Horas

Daniel Filho negociou volta à TV Globo, mas desistiu por cláusula que proibia política

lifestyle Cérebro Há 18 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

fama BBB-DAVI BRITO Há 20 Horas

'Minha vida particular só cabe a mim', diz Davi, campeão do BBB 24

fama NADJA-HADDAD Há 22 Horas

'Não foi como sonhávamos', diz Nadja Haddad sobre nascimento prematuro de filhos gêmeos

fama GRUPO-MOLEJO Há 20 Horas

Molejo anuncia novo trabalho durante velório do cantor Anderson Leonardo

fama GÉRARD-DEPARDIEU Há 22 Horas

Gérard Depardieu é preso em Paris acusado de agressão sexual durante filmagem