"Todos os países da UE começarão a vacinação no mesmo dia"

A garantia foi dada pela presidente da Comissão Europeia

© Thierry Monasse/Getty Images

Mundo Von der Leyen 16/12/20 POR NMBR

"Todos os países da UE começarão a vacinação contra a Covid-19 no mesmo dia", garantiu hoje Ursula von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia.

PUB

A afirmação foi feita durante um debate no Parlamento Europeu sobre o encontro de líderes da União Europeia da semana passada.

UrsulavonderLeyensublinhou que "ninguém deve pensar que está a salvo [dapandemia], não quando mais de 3.000 europeus morrem deCovid-19 a cada dia", isto, apesar de já haver "finalmente boas notícias".

A presidente da Comissão Europeia refere-se à existência de várias vacinas, sendo que "a Comissão Europeia negociou a mais ampla carteira de candidatas a vacinas", nada menos que seis.

A responsável lembrou que a primeira vacina deverá ser autorizada já dentro de poucos dias, depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter anunciado na véspera que antecipou a reunião para tomar uma decisão sobre a vacina Pfizer-BioNTechpara 21 dedezembro, uma semana mais cedo que o previsto.

Ursula disse ainda que a União Europeia vai iniciar "tão cedo quanto possível" uma campanha de vacinação contra a Covid-19, sublinhando que deve começar em simultâneonos 27 Estados-membros, para assegurar a erradicação do "vírus horrível".

"A vacinação pode assim começar imediatamente, e outras [vacinas] seguirão no próximo ano. E, no total, compramos doses mais do que suficientes para todos na Europa, e ainda estaremos em condições de apoiar os nossos vizinhos e parceiros no mundo, para que ninguém fique para trás", afirmou a presidente do executivo comunitário.

Von derLeyenressalvou que, "para chegar ao fim dapandemia, é, no entanto, necessário que 70% da população seja vacinada", o que admitiu ser uma "missão gigantesca".

A Comissão Europeia já assinou contratos com as companhias de vacinasAstraZeneca(300 milhões de doses),Sanofi-GSK(300 milhões), Johnson & Johnson (200 milhões),BioNTeche Pfizer (300 milhões),CureVac(405 milhões) e Moderna (160 milhões).

Na coletiva de imprensa no final do Conselho Europeu, Von der Leyenadiantou que a EMA deverá dar o seu parecer sobre a vacina da Moderna em meados dejaneiro, continuando a ser estudada a de Oxford eAstraZeneca.

Na terça-feira, osubdiretor-geral da Saúde, comentando a antecipação da decisão da Agência Europeia do Medicamento sobre a vacina da Pfizer-BioNTechpara 21 dedezembro, assegurou que o plano de vacinação contra acovid-19 "é adaptável àscircunstâncias".

O debate de hoje no Parlamento Europeu teve lugar no mesmo dia em que a assembleia aprovou o pacote de 47.500 milhões de euros de fundos estruturais concebido para ajudar os Estados-membros a financiar as medidas que mitiguem os efeitos imediatos dapandemianas regiões maisafetados, o chamado 'React-EU', parte da resposta europeia à crise dacovid-19.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 14 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 6 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 14 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 15 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 15 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 15 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

esporte Óbito Há 6 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

justica Paraíba Há 13 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo EUA Há 12 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma