Bahia afasta Ramírez, acusado de racismo por Gerson, do Flamengo

O jogador ficará afastado até o fim das investigações sobre o caso

© Divulgação

Esporte Bastidores 21/12/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após ser acusado de racismo por Gerson, do Flamengo, o jogador Juan Ramírez foi afastado pelo Bahia até o fim das investigações.

PUB

Segundo o meio-campista do time carioca, em uma discussão durante a partida entre as duas equipes. realizada domingo (20) pelo Campeonato Brasileiro, o colombiano teria digo "cala boca, negro" para ele.

Na madrugada, o Bahia emitiu um comunicado sobre o caso. O clube diz que Ramírez nega as acusações, mas justifica o afastamento do atleta até a conclusão da apuração por entender ser imprescindível que "a voz da vítima seja preponderante em casos desta natureza".

A nota também diz que o presidente do clube baiano, Guilherme Bellintani, ligou para Gerson para prestar solidariedade.

A denúncia foi feita pelo flamenguista ainda no gramado do Maracanã, na entrevista após a vitória do Flamengo, de virada, por 4 a 3.

"Tenho muitos jogos pelo profissional e nunca vim na imprensa falar nada porque nunca sofri esse preconceito [...] O Ramírez, quando tomamos acho que o segundo gol, não me lembro, o Bruno [Henrique] fingiu que ia chutar a bola e ele reclamou. Eu fui falar com ele, ele falou bem assim para mim: 'Cala a boca, negro'. Eu estou vindo aqui, nunca falei nada disso, porque nunca sofri, mas isso aí eu não aceito", afirmou após o fim do jogo ao canal Premiere.

Também na noite de domingo, o vice-presidente geral, Rodrigo Dunshee de Abranches, afirmou que o clube acionaria Ramírez no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A súmula da partida relata o desentendimento entre os dois atletas e a acusação de Gerson, mas também que "este suposto ato não foi percebido por nenhum membro da equipe de arbitragem no campo". O STJD deve usar as imagens da transmissão para analisar o caso.

Mano Menezes, treinador que foi demitido do Bahia logo após o jogo, bateu boca com Gerson no momento da confusão entre os jogadores.

Após a partida, o canal SporTV recuperou imagens da discussão, nas quais é possível ouvir o diálogo entre o técnico e o atleta flamenguista.

"Ele me chamou de negro", grita Gerson. Mano responde: "Agora virou malandragem?". "Malandragem? Pergunta pra ele", retruca o meio-campista. A confusão segue. Pouco depois, é possível ver o treinador falando com o quarto árbitro.

De acordo com Abranches, Mano "apoiou a ofensa racial" e, por isso, também será denunciado ao STJD. O dirigente diz que o clube apoiará o jogador na "esfera criminal", mas ainda não está claro se Ramírez será acionado na Justiça comum.

Em comunicado em um de seus perfis nas redes sociais, a CBF afirmou que solicitou para a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva a "abertura imediata de uma investigação sobre a denúncia de racismo feita pelo jogador".

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 22 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Insólito Há 4 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo México Há 5 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

fama BERNARD-HILL Há 23 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 22 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

politica Bolsonaro Há 4 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

brasil CHUVA-RS Há 6 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)

brasil Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul