Bahia contradiz Flamengo e afirma que seu laudo não vê racismo de Ramírez

Após o duelo entre os dois, no domingo (20), o volante Gerson afirmou em entrevista que Ramírez, que é colombiano, havia dito "cala boca, negro" durante uma discussão, que também envolve o flamenguista Bruno Henrique, dentre outros

© Getty Images

Esporte FUTEBOL-BAHIA 24/12/20 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na mesma terça feira (23) em que o Flamengo afirmou ter um laudo que confirmava a injúria racial de Juan Ramírez, o Bahia divulgou o resultado de sua investigação, e que diz o contrário.

PUB

Após o duelo entre os dois, no domingo (20), o volante Gerson afirmou em entrevista que Ramírez, que é colombiano, havia dito "cala boca, negro" durante uma discussão, que também envolve o flamenguista Bruno Henrique, dentre outros.

Eduardo Llanos, chileno, foi um dos especialistas contratados pelo clube baiano. Segundo sua leitura, o colombiano não teria proferido a injúria.

Leia Também: Diego Souza comemora vitória do Grêmio e 'oportunismo' em lance do gol

"Junto com a fonoaudióloga forense, que é especialista em leitura labial, foi constatado tecnicamente que não existe a palavra negro em nenhuma das frases faladas pelo Ramírez na discussão", afirma. "Conseguimos ver que ele [Bruno Henrique] fala para Ramírez 'arrombado' e depois 'gringo de merda'".

Segundo ele, o colombiano teria respondido "que pasó?", em tom provocativo. Na sequência da discussão, de acordo com a leitura de Llanos, Ramírez faria gestos com a mão, provocando Bruno Henrique, e diria "está quanto?", se referindo ao resultado da partida, que no momento era vencida por 3 a 2 pelo time tricolor. O momento é diferente de quando, no relato de Gerson, ele teria ouvido ouvido a injúria.

Roberto Niella, argentino, foi outro perito contratado pelo Bahia e que afirma que a palavra "negro" não foi usada. Antonio César Morant Braid e Maurício Raymundo de Cunto, brasileiros do Instituto Brasileiro de Peritos, também à pedido do clube, concluíram o mesmo.

O laudo divulgado pelo Flamengo mais cedo nesta terça, segundo o diretor jurídico do clube, Rodrigo Dunshee de Abranches, registraria a ofensa, que seria direcionada a Bruno Henrique. Outra leitura, feito por especialistas ao site GloboEsporte, concluiu que Ramírez diz "fala muito, seu negro" para o atacante.

Gerson, que foi quem fez a acusação após a partida e também discutiu com o treinador Mano Menezes em razão dela, ainda durante o jogo, move ações contra o colombiano na Justiça Desportiva e Criminal.

Foi aberto um inquérito na Delegacia de Crimes Raciais para apurar o caso e, além dos atletas, também foram intimados Mano (que acabou demitido após o duelo) e o árbitro da partida, que relata na súmula a versão do meia flamenguista, mas registra não ter presenciado o fato.

Nas redes sociais, após a partida, Ramírez negou as acusações e afirmou ter sido chamado de "gringo de merda", versão corroborada pelo laudo flamenguista.

Gerson, ao canal do Flamengo na internet, afirma que não quer mais tocar no assunto, que o levará às últimas consequências e que pretende ser voz ativa na luta antirracista também para quem precisar de ajuda para prestar queixas e fazer denúncias.

Guilherme Bellintani, presidente do Bahia e é considerado uma importante figura nas campanhas por diversidade e contra preconceitos que o clube conduz, disse em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo que não tem dúvidas do que o flamenguista ouviu, mas que a investigação deve descobrir se o colombiano o disse.

O clube afastou Ramírez provisoriamente até o fim das apurações.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Chicleteiros Há 20 Horas

Morre Missinho, primeiro vocalista da banda Chiclete com Banana

fama Emergência Médica Há 21 Horas

Tony Ramos passa por cirurgia de emergência após hemorragia intracerebral

justica Caraguatatuba Há 20 Horas

Adolescente de 16 anos desaparecida é achada morta; suspeito foi preso

fama Tony McFarr Há 19 Horas

Dublê de Chris Pratt em 'Guardiões da Galáxia' morre aos 47 anos

mundo Viral Há 12 Horas

Jovem é surpreendida em praia ao ver casa flutuando no mar

justica São Paulo Há 20 Horas

Homem é inocentado após passar 12 anos preso injustamente por estupro

economia Saque-Calamidade Há 20 Horas

Saque-Calamidade está disponível a trabalhadores de 59 cidades gaúchas

mundo EUA Há 18 Horas

Motorista perde controle de caminhão e fica pendurada em ponte; veja

fama JULIETTE-FREIRE Há 18 Horas

Juliette Freire expõe 'culpa grave' por fazer sexo com homens com quem não tinha intimidade

justica Pridão Há 13 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo