Verão: o que pode e o que não pode consumir

Especialistas alertam para doenças gastrointestinais e recomendam alimentos e hidratação como tratamento e prevenção

© Patrick Fore / Unsplash

Lifestyle Verão 01/01/21 POR Notícias ao Minuto Brasil

O dia 21 de dezembro marca a entrada do verão no hemisfério sul. As altas temperaturas aliadas ao maior tempo em casa podem desencadear doenças gastrointestinais ou até mesmo piorar condições já existentes. As pessoas mais idosas e as crianças são mais propensas aos distúrbios gastrointestinais secundários por conta do clima muito quente do verão.

PUB

Segundo a gastroenterologista do Hospital Brasília Zuleica Barrio, os distúrbios mais comuns nesta época são as gastroenterites agudas. Elas são caracterizadas por diarreia, vômitos e cólicas abdominais.

“A melhor forma de prevenir [estes distúrbios] são as medidas de higiene: lavar sempre as mãos antes das refeições, lavar muito bem as frutas, verduras e legumes, só ingerir água filtrada e tratada. Cuidados com a conservação dos alimentos também é essencial, lembrando que não se deve deixar os alimentos em temperatura ambiente por muito tempo, pois isso estimula a proliferação das bactérias que podem desencadear as diarreias”, aconselha a médica.

O nutrólogo e coordenador clínico da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital Águas Claras, Leandro Marques, destaca que o metabolismo é mais lento no calor e, por isso, a recomendação é ter uma alimentação mais leve, rica em vegetais e frutas.

“Um dos fatores que mais influencia a digestão é a composição química dos alimentos. Aqueles mais ricos em gordura possuem uma digestão mais lenta. Na maioria das vezes o cardápio dos encontros sociais é carregado de pratos e comidas gordurosas, como: churrasco, feijoada, entre outros. Ao mesmo tempo, o nosso organismo tem que se adaptar ao calor, equilibrando a temperatura corporal através do suor. Dessa forma, a sensação de estômago cheio se torna ainda maior com a digestão lenta e suor excessivo”, explica o nutrólogo.

Assim, os alimentos mais recomendados para consumo nessa época são: vegetais e frutas, carnes magras (peixes e aves) e boas fontes de gorduras (azeite e castanhas). O médico ainda destaca a atenção à hidratação para que não ocorra desidratação. Por isso, as bebidas mais recomendadas nesse período são: água, água de coco e suco de frutas.

“Não existe nenhum alimento ou bebida proibidos, entretanto, podemos moderar o consumo de alimentos mais ricos em gorduras e o consumo de bebidas alcoólicas; e, a fim de ter uma vida mais saudável, evitar, assim como em todas as épocas do ano, alimentos industrializados, processados, junk food, guloseimas, alimentos ricos em açúcar e refrigerantes”, recomenda Leandro Marques.

Zuleica Barrio ainda reforça: “na época do calor, devemos ter uma alimentação mais leve, com menos gorduras, rica em frutas, legumes e, principalmente, líquidos. A boa hidratação nos previne de muitos problemas, além de estimular o processo digestivo e o intestino”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

mundo Bioparc Há 9 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

fama Luana Piovani Há 11 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

justica Santa Teresa Há 11 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo Polícia Há 2 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

lifestyle Peso Há 10 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

fama Hilary Duff Há 11 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 10 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

mundo Israel/Palestina Há 11 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja