Analistas veem ganho maior de ações em 2021

Os analistas têm boas perspectivas para o Ibovespa em 2021, principalmente com a chegada de uma vacina e da retomada da economia.

© Shutterstock

Economia ações 01/01/21 POR Estadao Conteudo

Com o fim do pregão da quarta-feira, 30, o Ibovespa encerrou a semana, o mês e também o ano da Bolsa brasileira. Marcada por uma grande volatilidade do principal índice da B3, 2020 ficará para sempre na memória dos investidores.

PUB

Afinal, o Ibovespa iniciou o ano com boas perspectivas, mas despencou mais de 45% até o fim de março por causa da pandemia da covid-19 e muitos acreditavam que ele encerraria o ano no campo negativo.

Surpreendendo a todos, no entanto, o índice subiu mais 82% e zerou as perdas do ano no dia 15 de dezembro.

O bom momento continuou na última quinzena do mês e o Ibovespa até chegou a ultrapassar seu pico histórico de fechamento nas últimas sessões do ano, mas perdeu força e não conseguiu segurar o patamar. No agregado de 2020, o Ibovespa teve alta de 2,92%, aos 119.017 pontos.

Os analistas têm boas perspectivas para o Ibovespa em 2021, principalmente com a chegada de uma vacina e da retomada da economia. "É um movimento de continuidade do bom momento vivido nestes últimos meses", explica Ricardo França, analista da Ágora Investimentos, ao E-Investidor - serviço de finanças pessoais do jornal O Estado de S. Paulo.

As perspectivas dos analistas são variadas. A Ágora Investimentos não tem estiva por enquanto, mas França afirma que a corretora tem uma visão positiva para 2021. "Ao olharmos para a composição do Ibovespa, principalmente as blue chips, com ações dos grandes bancos, Petrobras, Vale e B3, estamos falando de um peso bem relevante no índice. Apenas considerando esses nomes, já vemos um potencial grande de upside para 2021", explica.

A Guide projeta 135 mil pontos, segundo o analista Henrique Esteter. "Temos uma Bolsa muito dependente de commodities. A perspectiva para 2021, mesmo que haja um enfraquecimento do dólar, é que as commodities se mantenham com o preço elevado no mercado internacional. Esse efeito, somado com a liquidez global, nos leva a acreditar que 2021 será um ano forte para a Bolsa", diz.

A aposta do BTG Pactual é de 81 mil a 151 mil pontos. "A maior preocupação dos investidores é a situação fiscal do Brasil, principalmente com a inabilidade e/ou falta de vontade do governo e do Congresso em cortar gastos e aprovar reformas estruturais para consolidar as contas do País", avaliam Carlos Sequeira e Osni Carfi, analistas do BTG.

Em 2019, as projeções indicavam que o fechamento do Ibovespa neste ano estaria entre 135 mil e 140 mil pontos. Nem os mais pessimistas imaginavam que a pandemia seria tão grave quanto foi. Em todo caso, nos últimos três anos as projeções também flutuaram bastante e não foram certeiras. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 18 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 13 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 12 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 16 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula