Grêmio sofre, mas supera o Bahia em Porto Alegre e entra no G4 do Brasileirão

O time gaúcho soma 48 pontos e terá de torcer por um tropeço do arquirrival Inter, que tem 47 e joga na quinta contra o Ceará, para se manter no G4

© Getty Images

Esporte Grêmio 07/01/21 POR Estadao Conteudo

O Grêmio foi eficiente e abriu 2021 com vitória ao fazer 2 a 1 no Bahia nesta quarta-feira, em Porto Alegre, em duelo válido pela 28.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Vanderson e Diego Souza marcaram para o time gaúcho, que voltou ao G4. Anderson Martins fez para os baianos, que viram a crise aumentar e podem entrar na zona do descenso.

PUB

Com o resultado, o Grêmio chegou ao 13.º jogo sem perder no torneio e subiu para o quarto lugar momentaneamente, integrando o grupo que garante vaga na fase de grupos da próxima edição da Libertadores. O time gaúcho soma 48 pontos e terá de torcer por um tropeço do arquirrival Inter, que tem 47 e joga na quinta contra o Ceará, para se manter no G4. O Bahia amargou a sétima derrota consecutiva, ampliou a crise e pode voltar à zona de rebaixamento nesta rodada.

Leia Também: Na estreia de Luxemburgo, Vasco quer vitória em Goiânia para escapar da degola

O Grêmio volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Fortaleza, às 21h, fora de casa, no Castelão. No domingo, o Bahia mede forças com o Atlético-GO, às 18h15, em Goiânia. Os duelos são válidos pela 29.ª rodada do Brasileirão.

Leia Também: Libertadores: Santos e Boca Juniors empatam sem gols na Bombonera

Os donos da casa pressionaram e foram superiores no início do primeiro tempo. O time do técnico Renato Gaúcho jogou muito pelo lado esquerdo. Foi por ali que nasceu o gol de Vanderson, aos 15 minutos. Jean Pyerre lançou Diogo Barbosa, que cruzou na cabeça do jovem lateral-direito. Ele abriu o placar e chorou ao anotar o seu primeiro gol como profissional.

Os gaúchos seguiram com maior posse de bola, mas passaram a levar menos perigo ao gol adversário, deram muitos espaços e viram os baianos melhorarem, terem mais volume de jogo e finalizarem mais. Explorando as costas dos zagueiros em velocidade, os visitantes balançaram as redes aos 25 minutos com Gilberto.

O atacante recebeu na ponta, puxou para o meio e acertou um lindo e potente chute perto do ângulo. O VAR, no entanto, apontou impedimento no lance e invalidou o golaço. Depois disso, o time baiano ainda chegou mais duas vezes com Ronaldo, em arremate de longe, e novamente com Gilberto, que perdeu um gol inacreditável já nos acréscimos da primeira etapa. Ele ficou cara a cara com Vanderlei, mas mandou para fora.

Se o primeiro golaço não valeu, o segundo foi validado e saiu dos pés de Anderson Martins. No primeiro minuto da etapa complementar, o zagueiro recebeu na entrada da área, limpou para a perna esquerda e mandou com categoria no ângulo esquerdo de Vanderlei para empatar o jogo em Porto Alegre.

O Grêmio, no entanto, voltou a ficar à frente rapidamente. Desta vez, foi Diego Souza quem foi às redes. Aos oito minutos, em falta em dois toques perto da meia-lua, a bola foi rolada para o atacante, que finalizou com força e viu a bola entrar depois de bater na mão do goleiro Douglas. Foi o 23.º gol do artilheiro isolado da equipe na temporada.

Leia Também: 'Vergonha, o Flamengo não merece ser campeão', desabafa Arrascaeta

Após retomar a liderança no placar, os anfitriões praticamente não chegaram mais ao gol adversário, abrindo mão de atacar. No entanto, a equipe de Renato Gaúcho conseguiu administrar a vantagem com segurança e foi pouco ameaçada pelo Bahia, que, sem criatividade, sofreu para penetrar na defesa rival. O técnico Dado Cavalcanti promoveu mudanças no final, mas foram em vão.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 2 X 1 BAHIA

GRÊMIO - Vanderlei; Vanderson (Thaciano), Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Darlan), Matheus Henrique e Jean Pyerre (Pinares); Alisson (Everton), Diego Souza (Churín) e Pepê. Técnico: Renato Gaúcho.

BAHIA - Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Anderson Martins e Matheus Bahia (Zeca); Ronaldo, Ramon (Clayson), Daniel (Gabriel Novaes) e Ramírez; Thiago Andrade (Rossi) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti.

GOLS - Vanderson, aos 15 minutos do primeiro tempo. Anderson Martins, a um, e Diego Souza, aos oito minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Ramon Abatti Abel (SC).

CARTÕES AMARELOS - Vanderlei e Matheus Henrique (Grêmio); Ramon, Thiago Andrade, Rossi e Gilberto (Bahia).

PÚBLICO E RENDA - Jogo sem torcida.

LOCAL - Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida