Curta-metragem homenageia Ozires Silva, o 'pai' da Embraer

Para Ozires, o interesse da americana na Embraer significava um reconhecimento da qualidade da aeronave brasileira

© Reprodução/ www.cavok.com.br

Economia HOMENAGEM 09/01/21 POR Estadao Conteudo

A Embraer lançou nesta sexta-feira, 8, um curta-metragem de animação para homenagear o fundador da companhia, Ozires Silva, que completou 90 anos. Com duração de 14 minutos, o vídeo "O Voo do Impossível" retrata a história do engenheiro aeronauta que liderou a criação do Bandeirante, avião turboélice cujo desenvolvimento foi iniciado em 1965 e que acabou dando origem à fabricante brasileira de aeronaves.

PUB

Hoje presidente do conselho de inovação da Ânima Educação - empresa que reúne instituições de ensino superior como São Judas e Unisul, entre outras -, Silva se afastou da Embraer em 1994, após concluir o processo de privatização da empresa. Procurado, ele não deu entrevista, mas, em sua última conversa com o Estadão, em junho de 2018, estava animado com a possibilidade de a empresa ser vendida para a Boeing.

Para Ozires, o interesse da americana na Embraer significava um reconhecimento da qualidade da aeronave brasileira. O engenheiro previa um aumento no potencial de comercialização dos aviões da Embraer com a parceria. "A força de vendas da Boeing é muito importante para nós", disse à época.

Na ocasião, Ozires destacou ainda que o espírito empreendedor era essencial para uma negociação como a que a Embraer travava com a Boeing. "Uma característica essencial do empreendedor é coragem, ousadia. A gente não sabe quais são os riscos, mas o empreendedor trabalha para que esses riscos sejam minimizados." No ano passado, em meio à pandemia, a Boeing desistiu do negócio.

Nascido em Bauru, no interior de São Paulo, em 8 de janeiro de 1931, Ozires entrou, aos 17 anos, para a escola preparatória da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio de Janeiro. Após tirar a licença de piloto militar, estudou Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Em seguida, participou do desenvolvimento do Bandeirante para, só depois, convencer o então presidente Costa e Silva a criar uma fabricante brasileira de aeronaves. A conversa entre os dois - retratada no curta-metragem lançado pela Embraer - se deu quando o avião presidencial teve de pousar em São José dos Campos (SP) por causa do mau tempo.

Após a fundação da Embraer, o coronel da aeronáutica comandou a empresa até 1986, quando a deixou para presidir a Petrobras. Foi também ministro da Infraestrutura e Comunicações do governo Fernando Collor por dois anos, antes de retornar à Embraer, em 1992.

Em entrevistas recentes, Ozires afirmou que sua experiência na esfera pública o fez perceber que o governo é lento e controlador. Por isso, a melhor opção é a privatização, costuma dizer. Não à toa, liderou a venda da companhia para o setor privado em 1994, sendo amplamente criticado por parte dos funcionários. Ainda teve uma outra passagem pelo setor aéreo no início dos anos 2000, quando presidiu a Varig por dois anos.

Em um vídeo divulgado para promover o curta-metragem, Ozires afirma que a criação da Embraer foi "muito importante" para o País. "Precisamos de muito mais 'Embraers' no Brasil inteiro para fazer a riqueza desse país que tanto desejamos."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 20 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 20 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 20 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 13 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 12 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 19 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 18 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 18 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 19 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos