Com estoque em nível crítico, Amazonas tenta atrair doadores de sangue

Segundo a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam), o menor número de voluntários nos primeiros dias de 2021 fez com que os estoques caíssem à metade do volume de sangue considerado ideal

© Shutterstock

Brasil AMAZONAS 09/01/21 POR Notícias ao Minuto

O estado do Amazonas, que enfrenta atualmente momentos difíceis com o aumento do número de casos da covid-19, conforme admitiu, ontem (8), o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, está tendo que lidar também com a queda no volume de doações de sangue neste início de ano.

PUB

Segundo a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia (Hemoam), o menor número de voluntários nos primeiros dias de 2021 fez com que os estoques caíssem à metade do volume de sangue considerado ideal. Simultaneamente, a demanda nas unidades de saúde públicas e privadas manteve-se na média de 150 bolsas de sangue diárias. A Hemoam é responsável pela distribuição de sangue para 27 unidades de saúde públicas e privadas de Manaus e de 43 cidades amazonenses.

Considerada crítica, tal situação agrava o quadro registrado em 2020, quando a fundação coletou 4,6% menos bolsas de sangue do que em 2019 (foram 51.800 doações contra 54.300), conforme a Agência Brasil divulgou nesta semana.

Para tentar melhorar a situação dos estoques, o hemocentro está convocando doadores voluntários de todos os tipos sanguíneos para comparecerem com urgência à sede da instituição, em Manaus. As doações podem ser feitas de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h. A fundação tem mais de 500 mil voluntários cadastrados; mas apenas 150 mil doam sangue regularmente.

Para doar sangue, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsáveis legais. O voluntário tem que estar bem alimentado e apresentar documento oficial com foto. Quem contraiu covid-19 ou outras síndromes respiratórias agudas, só pode fazer doação 30 dias após o desaparecimento total dos sintomas.

Com o aumento do número de casos de covid-19 no Amazonas, o hemocentro retomou ontem (8) a coleta de plasma convalescente de pessoas que se recuperaram da doença. O material sanguíneo será distribuído aos hospitais que atendem pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Rico em anticorpos criados pelo sistema imunológico de pessoas que contraem uma doença viral, o chamado plasma convalescente é a parte líquida do sangue, que pode ser transfundido para um paciente cujo organismo ainda luta contra o mesmo tipo de vírus. A transfusão pode ajudar no processo de recuperação da pessoa debilitada que recebe o sangue, contribuindo para que seu sistema imunológico também crie anticorpos contra a doença.

Segundo o Hemoam, o plasma convalescente em casos da covid-19 está sendo usado experimentalmente, em todo o país, com aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por opção de médicos que, com o conhecimento dos pacientes, resolvem utilizar o produto como alternativa de tratamento.

No Amazonas, cerca de 70 pacientes já receberam transfusão de plasma com anticorpos desde que a prática foi autorizada, em maio de 2020, com a aprovação do Conselho Estadual de Ética (CEP). Ainda não há resultados conclusivos sobre a eficácia do tratamento, mas, em nota, a fundação diz que “há fortes indícios de melhora significativa quando o produto é transfundido na fase inicial da internação do paciente com covid-19”.

Para doar plasma convalescente, o voluntário precisa ser do sexo masculino; ter entre 18 e 60 anos e apresentar o resultado do teste PCR que comprove que teve covid-19. Além disso, os sintomas da doença já devem ter desaparecido há pelo menos 30 dias, e o candidato não pode ter tido hepatite B ou C, sífilis, HIV, HTLV ou doença de Chagas.

A coleta do plasma funciona por agendamento, pelos números (92) 3655-0166 e 98431-9920, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 12 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 14 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 11 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 12 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 13 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 12 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 14 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

fama Bastidores da TV Há 5 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

economia INSS Há 11 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito